quarta-feira, 18 de abril de 2018

Em Cuba, à descoberta do primeiro líder pós-Castro

P
 
 
Enquanto Dormia
 
David Dinis, Director
 
Bom dia! Eis as principais notícias da madrugada:
A América fez luto por Barbara Bush. A antiga primeira-dama, mulher de George H.W. Bush, morreu esta terça-feira aos 92 anos. Deixou a sua marca na história como uma activista pela alfabetização.
O director da CIA encontrou-se com Kim Jong-un. Mike Pompeo, o escolhido por Trump para dirigir a diplomacia americana, encontrou-se em segredo com Kim Jong-un, na Coreia do Norte, durante a Páscoa. Foi a primeira reunião ao mais alto nível entre os dois países desde 2000 - e a primeira com Kim.
Starbucks fecha as portas por um dia para curso anti-racismo. A cadeia de cafés vai parar 8000 estabelecimentos, a 29 de Maio, por causa de um incidente com dois homens negros num estabelecimento em Filadélfia.
Theresa May recebeu a conta do Brexit. E descobriu que, em qualquer cenário, ela será bem pesada e pior do que uma manutenção na UE. No cenário melhor são 615 milhões de libras por semana, diz um estudo divulgado pelo The Guardian.

O que marca o dia

A ministra volta a mexer no mapa judiciário, sem consenso com juízes. O processo já está em curso, mas os presidentes de comarcas estranham não terem sido informados, sequer, do estudo que lhes serve de base e que já foi enviado para o Parlamento. Há quem acuse tutela de ter tomado decisões com base em critérios errados. A Ana Henriques explica, na nossa manchete de hoje.
Costa e Rio assinam acordos esta quarta-feira, logo depois de um debate quinzenal. E vão falar juntos aos jornalistas. Esta manhã, o vice do PSD Castro Almeida disse na TSF que "foi um trabalho gratificante". Esta noite, porém, o líder do PSD vestiu a pele de líder da oposição: "É gato escondido com rabo de fora", diz ele sobre o próximo Orçamento.
Entretanto, no PSD, voltaram as críticas internas: se Santana está tristeporque sugeriu nomes que não foram acolhidos pelo líder, Menezes já põe em causa os acordos com Costa.
Já Centeno continua às turras com a esquerda. Numa entrevista ao Negócios, avisa assim: “O Orçamento de 2019 depende menos de mim do que imaginam”.
... E ontem deu ordem para resolver mais um problema no SNSa neurocirurgia do São João vai deixar os contentores ao fim de 11 anos.
Enquanto isso, na economia...
E ainda lhe falta dizer que...
Ferro defendeu os deputados das ilhas"Não infringiram nenhuma lei" com a acumulação de subsídios.
E o MP vai investigar mais uma violação do segredo de Justiça. Ao caso, a divulgação de vídeos dos interrogatórios a José Sócrates.

Ler mais devagar

1. Em Cuba, à descoberta de Díaz-Canel - o novo líder. A Assembleia Nacional cubana inicia hoje a sessão que consagra a transição da presidência de Raúl Castro para Miguel Díaz-Canel, o primeiro líder do país nascido depois da revolução. A Rita Siza e o Adriano Miranda estiveram em Santa Clara, a terra que viu Díaz-Canel crescer, tentando descortinar que líder é este que não se chama Castro.
Pelo caminho, falaram com o professor da Universidade Internacional da Florida, Michael Bustamante, que lhes disse que o próximo chefe de Estado cubano não será um Gorbachov - e que o contexto americano não o ajudará.
É sobre isso que escreve o dirigente do PCP, Pedro Guerreiro (sobre a exigência do fim do bloqueio americano a Cuba). E é sobre a esperança numa mudança que escreve o dirigente do PS, Francisco André. Quanto ao nosso Jorge Almeida Fernandes, escreveu-nos sobre "quando Cuba era um actor planetário" e começa assim: "Cuba era uma ilha pequena para as ambições de Fidel".

2. "Putin e Xi devem rir-se da forma como temos traído os nossos princípios". Conservador, antigo comissário europeu, último governador de Hong-Kong e actual reitor de Oxford, Chris Patten é uma das referências do debate político e intelectual na Europa. Veio a Lisboa participar numa conferência sobre a Europa e o Mundo. A Teresa de Sousa fez-lhe uma entrevista que começa em Londres e termina em Pequim - e devia ser lida por todos os líderes europeus.
3. "Portugal está cheio de defeitos, mas está muito melhor". Celebra 70 anos de vida e 50 de canções em palco, com um octeto jovem e convidados. Estreia-se esta noite no Tivoli, às 21h30. O Nuno Pacheco falou com ele sobre este regresso ao país que tinha deixado: senhoras e senhores, Fernando Tordo.
4. A glória e a ruína da vila onde Portugal se tratou. Vestiu-se de cidade grande e fez-se epicentro da cura da tuberculose em Portugal. O Caramulo guardou a maior estância sanatorial da Península Ibérica. Viu morte e devolveu vida. Depois, caiu em ruínas, a ansiar um resgate do esquecimento. A Mariana Correia Pinto traça-nos o retrato da vila mágica pelas linhas do romance A Febre das Almas Sensíveis, de Isabel Rio Novo.

A agenda de hoje

É o dia em que Costa e Rio assinam os primeiros acordos ao centro da legislatura, os primeiros também desde 2006. O encontro é só às 18h00, depois do debate quinzenal. E depois de dois ministros irem a teste na Assembleia: o da Saúde e o da Cultura. A teste vai também o governador do Banco de Portugal, que estará na AR para falar sobre o Novo Banco.
Lá por fora, é dia de os especialistas da ONU visitarem Douma, para investigar o ataque químico de há 10 dias. E de uma histórica mudança de liderança em Cuba.
Em Alvalade, é dia de tira-teimas: o Sporting recebe o Porto e tem uma última oportunidade para ir ao Jamor (mas não vai ser nada fácil)
O que lhe desejo é um dia produtivo e feliz
(se for preciso, o Inimigo Público ajuda
Até amanhã!

No PÚBLICO acreditamos na importância da informação independente. Trabalhamos todos os dias, a todas as horas, para entregar aos nossos leitores a informação diferenciada e a análise de qualidade feita pelos melhores profissionais.

Mas precisamos de si. Assine o PÚBLICO

Nenhum comentário:

Postar um comentário