quarta-feira, 18 de abril de 2018

Apresentações de livros, música, desporto, gastronomia e turismo na Feira do Livro de Reguengos de Monsaraz










A 22ª edição da Feira do Livro de Reguengos de Monsaraz vai decorrer entre os dias 21 e 29 de abril no Pavilhão Multiusos do Parque de Feiras e Exposições e terá cerca de seis mil livros para aquisição pelo público. A Feira do Livro é organizada pelo Município de Reguengos de Monsaraz e vai estar aberta ao público nos dias 21, 22, 25 e 28 de abril entre as 10h e as 23h, nos dias 23, 24, 26 e 27 abril das 14h às 22h e no dia 29 de abril entre as 10h e as 20h.

No dia 21 de abril, às 14h, realiza-se a cerimónia de abertura da Feira do Livro, seguindo-se pelas 21h30 a atuação do coro infantil Os Traquinas. No dia seguinte, às 16h, decorre a apresentação do livro “Escola das Artes – A Magia dos Sonhos”, de Sara Rodi, e pelas 18h será apresentado o livro “Sons da minha vida”, de Francisco Farinha.

Na segunda-feira, dia 23 de abril, a partir das 14h, haverá uma aula aberta da Tuna e do Clube de Teatro da Universidade Popular Túlio Espanca, iniciativa que decorrerá diariamente à mesma hora até sexta-feira. O programa da Feira do Livro prossegue no dia 24 de abril, pelas 10h, com o workshop “Cozinha Local”, promovido pela Associação de Hotéis Rurais de Portugal.

Esta iniciativa terá um painel sobre pastelaria e gastronomia regional, pelo chef Francisco Pavia, do Projeto Mami Lisboa, e outro sobre gastronomia local na hotelaria rural, a cargo do chef Luís de Matos, da Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre, seguindo-se um debate sobre os temas. A Associação de Hotéis Rurais de Portugal organiza ainda, às 14h30, uma conferência intitulada “Potencial do Território”.

O primeiro painel será sobre “Atratividade do Território” e vai abordar os desafios para o turismo do Alentejo e a hotelaria rural enquanto promotora da fixação de população. O segundo painel, “Território e Economia”, terá como temáticas a estruturação do produto enoturismo e a Cidade Europeia do Vinho 2015, iniciativa que foi organizada pelo Município de Reguengos de Monsaraz e englobou mais de 150 eventos em Portugal e no estrangeiro. No final de cada painel haverá um debate.

No dia 25 de abril, pelas 16h, será apresentado o livro “Que cores têm as tuas palavras”, de Susana Pedro. Na sexta-feira, dia 27 de abril, realiza-se a ação de formação e sensibilização teórica “Xylella fastidiosa: o que é, e como prevenir”. Esta iniciativa é organizada pelo Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária e destina-se a agricultores, associações de produtores e técnicos do setor produtivo. A Xylella fastidiosa é uma bactéria que ataca mais de 350 espécies de plantas, como por exemplo a oliveira, o sobreiro, a videira, a cerejeira, a amendoeira e os citrinos.

Nesta ação de formação e sensibilização, durante a manhã, vai falar-se sobre a bactéria, os seus hospedeiros principais e secundários, os insetos vetores, a dinâmica da infeção, os sintomas, as vias de introdução e disseminação, as medidas de prevenção e controlo, o método de colheita de amostras, a situação na Europa e a sua importância socioeconómica. De tarde vão abordar-se temáticas como a identificação de infestantes e de sintomas em hospedeiros, colheita e preparação de amostras, a captura e observação de insetos vetores e o acompanhamento e cooperação no processo de inspeção e sintomas de Xylella fastidiosa.

Na sexta-feira, às 21h30, haverá ainda um espetáculo com o grupo de música tradicional D’Empreitada. A programação do fim-de-semana abre no sábado às 11h com o ateliê musical para pais e filhos pelo Conservatório Regional do Alto Alentejo.

Pelas 14h inicia-se o XIII Torneio Cidade de Reguengos em Minibasquete, no pavilhão municipal, seguindo-se às 16h a iniciativa “Leitura com Mimos” para bebés entre os 6 e os 18 meses, por Rita Mories, e uma hora mais tarde para bebés dos 18 aos 36 meses. A apresentação do livro “António Ramalho Eanes”, de Nelson Mingacho, realiza-se às 18h30, e a fechar o dia, às 21h30, atua o grupo Contraste Alentejano.

O último dia da Feira do Livro terá às 16h a apresentação do livro “Clara e o Segredo do Grande Lago”, de Ana Teresa Gonçalves, e às 17h30 haverá uma sessão de musicoterapia para pessoas com deficiência e cuidadores, dinamizada por Sara Reinaldo.

Durante a Feira do Livro estão patentes várias exposições no Pavilhão Multiusos, nomeadamente com trabalhos dos alunos do 5º e do 6º ano da Escola Básica nº 1 de Reguengos de Monsaraz, das crianças das Atividades de Animação e de Apoio à Família, das crianças do Programa “Páscoa Ativa” e origamis do CAO da Santa Casa da Misericórdia de Reguengos de Monsaraz.

Município de Reguengos de Monsaraz
Tlf.: 266 508 040 / Fax: 266 508 059
Apartado 6 – Praça da Liberdade ¦ 7201–970
www.cm-reguengos-monsaraz.pt 

Nenhum comentário:

Postar um comentário