segunda-feira, 9 de abril de 2018

Eu, Psicóloga | Série 13 Reasons Why trouxe impacto positivo aos jovens, revela pesquisa





Como você se sentiu ao assistir a série 13 Reasons Why, da Netflix? Tenso? Nervoso? Triste? Arrependido? Ou, ainda, representado?

As sensações variam de telespectador para telespectador, mas é inegável que a produção audiovisual, inspirada no livro homônimo de Jay Asher, mexeu com o seu público ao abordar temas que permeiam a sociedade contemporânea e, principalmente, o público jovem, tais como bullying, violência sexual, depressão e suicídio.

Um grupo de pesquisadores da Universidade Northwestern, em Illinois, nos Estados Unidos, decidiu pesquisar a fundo de que forma a série impactou a vida de mais de cinco mil pessoas, divididas entre adolescentes, jovens adultos e pais dos Estados Unidos, Inglaterra, Brasil, Austrália e Nova Zelândia.

O resultado foi significativo: mais de dois terços dos adolescentes e jovens adultos entrevistados revelaram se identificar com a temática da série. Isso mostra precisamos, cada vez mais, oferecer espaço para se falar sobre saúde mental.

Felizmente, a série parece estar ajudando nisso: 58% dos adolescentes participantes do estudo contaram se sentir mais confortáveis para conversar com seus pais sobre temas difíceis.

Do outro lado da narrativa, as coisas também parecem ter melhorado, já que 60% dos adolescentes disseram que se desculparam pela forma como haviam tratado alguém depois de assistir a 13 Reasons Why.

“O mais importante foi a descoberta de que a série gerou conversas entre pais e adolescentes sobre as questões difíceis que eles enfrentam”, disse Ellen Wartella, diretora do Centro de Mídia e Desenvolvimento Humano da Universidade Northwestern e especialista na relação entre crianças e a mídia. “Em segundo lugar, a série levou adolescentes a demonstrarem mais empatia pelos colegas e, em terceiro lugar, a pesquisa indicou que pais e adolescentes querem mais recursos”.

A pesquisa, intitulada “Explorando Como Adolescentes e Pais Reagiram a 13 Reasons Why”, também traz dados específicos sobre o público do Brasil. Por aqui, mais de três quartos dos adolescentes relataram que a série os alertou para a possibilidade de que alguém próximo possa estar sofrendo de depressão, mesmo que os sinais não sejam aparentes.

90% dos adolescentes e jovens adultos brasileiros entrevistados disseram que a série os ajudou a entender que suas ações podem ter impacto na vida de outras pessoas. Cerca de 60% decidiu, inclusive, pedir desculpas a alguém a quem havia maltratado.

Já entre os pais, 71% afirmaram que 13 Reasons Why os facilitou a discussão de assuntos como depressão, suicídio e violência sexual com seus filhos.

Porém, esse impacto positivo não foi unanimidade entre os entrevistados ou até entre o público. Na época de estreia da série, final de março de 2018, diversos internautas reclamaram sobre a cena de suicídio ter sido tão explícitaSegundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), é preciso evitar descrições detalhes de suicídio e apostar em informações e contato de centros especializados em ajuda.

Durante a pesquisa da Universidade Northwestern, alguns adolescentes que sofrem de alta intensidade social relataram que as cenas de violência sexual também foram muito intensas.

“Pode ser que apenas alguns poucos indivíduos discordem ou não se enquadrem no panorama geral devido a características individuais específicas, mas é importante considerar essas pessoas quando estamos falando de programas dessa natureza”, disse Drew Cingel, colaborador de pesquisa no Centro de Mídia e Desenvolvimento Humano e professor assistente da Universidade da Califórnia em Davis.
“Mas os resultados da maioria dos adolescentes e jovens adultos são promissores. Essas descobertas indicam que programas que lidam com questões difíceis, como 13 Reasons Why, podem ajudar crianças e adolescentes a falarem sobre esses agentes estressores de sua vida”, acrescentou o pesquisador.

O estudo, encomendado pela Netflix, pode ser conferido neste link. Já a segunda temporada da série deve chegar à Netflix ainda neste semestre.

Precisa de ajuda? 

Quando você percebeu que alguém apresenta comportamento suicida, não deixe a pessoa sozinha; remova álcool, drogas, medicamentos ou objetos afiados que possam ser usados em uma tentativa de suicídio; procure ajuda médica de um especialista em saúde mental ou em um pronto atendimento. 

Contate o Centro de Valorização da Vida pelo telefone 141 ou pelo email atendimento@cvv.org.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário