segunda-feira, 9 de abril de 2018

Daniel Bernardes atua no Teatro Stephens


Daniel Bernardes & Drumming Grupo de Percussão atuam na Casa da Cultura Teatro Stephens, na Marinha Grande, no dia 18 de abril, pelas 21h30, para apresentar o concerto “A Liturgia dos Pássaros” em homenagem a Olivier Messiaen nos 110 anos do seu nascimento, no âmbito do 36º Festival de Música em Leiria. A entrada é gratuita.

Daniel Bernardes toma contacto com a música de Olivier Messiaen na adolescência, ainda em contexto formativo, desenvolvendo desde logo um fascínio imediato pela “Sinfonia Turangalîla”. Embora Messiaen nunca tenha trabalhado ou demonstrado particular interesse pelo mundo do jazz, era famoso pelas suas improvisações nomeadamente por ocasião das missas na Igreja da Santa Trindade em Paris onde, ao órgão, improvisava de acordo com os diferentes momentos da cerimónia. 

Este aspeto, aparentemente irrelevante, é importante para percebermos uma certa proximidade, sobretudo harmónica, com os paradigmas do jazz tradicional. O jazz tira partido dos antigos modos Gregos e Messiaen, seguindo o mesmo paradigma, cria o seu universo harmónico através da construção dos seus próprios modos.

Esta proximidade de natureza faz com que a linguagem harmónica de Messiaen se torne um caminho possível para o jazz contemporâneo, podendo os modos de Messiaen servirem de complemento aos recursos harmónicos proporcionados pelos modos gregos. 

Foi por esta razão que Daniel Bernardes, tendo durante anos estudado a linguagem do jazz, se lançou a explorar as possibilidades do sistema harmónico de Messiaen. Esboçando nova música e com crescente entusiasmo, rapidamente surgiu a ideia de juntar um trio de piano jazz a um ensemble de percussão. Com este propósito dirige o convite aos Drumming, o mais importante ensemble de percussão do panorama musical português, convite este prontamente aceite pelo seu Director Artístico: Miquel Bernat. 

Neste projeto, Bernardes lança-se ao desafio de escrever música segundo as técnicas e estética de Messiaen que depois mistura com o seu jazz contemporâneo, uma experiência inédita e onde presta homenagem ao mestre Francês.

Ficha Artística |
Daniel Bernardes & Drumming Grupo de Percussão
Duração | 60m
Classificação Etária | M/6 anos
Preço: entrada gratuita sujeita a levantamento de bilhete e lotação da sala

Bilheteira: Teatro Stephens, de terça-feira a domingo, das 10h00 às 13h00, das 14h00 às 18h00 e nos dias de espetáculos até às 22h00.




Nenhum comentário:

Postar um comentário