sexta-feira, 27 de julho de 2018

EXPOFACIC até 5 de agosto em Cantanhede


Cantanhede acolhe até 5 de agosto daquela que é considerada “a melhor e maior” feira e festa de Portugal.

A cerimónia protocolar, que passou do ar livre para uma tenda, contou com as intervenções do líder da Associação Comercial de Cantanhede, do Presidente da Turismo Centro de Portugal, do Presidente da Assembleia Municipal, da Presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, do líder da Assembleia Municipal e do Secretário de Estado da Agricultura.
No vídeo do Directo NDC pode ver tudo o que aconteceu durante a cerimónia de 60 minutos:
A estreia nacional de uma exposição sobre o navio de passageiros naufragado em 1912, intitulada “Titanic: A Reconstrução” e que engloba dez núcleos expostos numa tenda com 1.500 m2, é a grande atração da edição de 2018 da EXPOFACIC.
“Titanic – a reconstrução” pretende que o visitante se envolva numa viagem de conhecimento sobre o mais famoso navio do mundo.
Trata-se de uma mostra organizada em diferentes sectores que propõem um percurso histórico, cultural e científico sobre o navio, envolvendo dimensões como a vida a bordo, a maquinaria utilizada ou o iceberg que levaram ao naufrágio do Titanic.
Para tal, a exposição conta com uma colecção de objectos relacionados com a época da primeira e última viagem do Titanic, uma maquete do navio de grandes dimensões, uma projecção de documentário sobre o naufrágio, entre outras instalações artísticas que representam os diversos pontos de vista que envolvem a época e o próprio navio.
A exposição “Titanic – a reconstrução” conta com o desenvolvimento conceptual e gráfico do Exploratório – Centro Ciência Viva Coimbra liderado por Paulo Trincão.
O cartaz do palco principal tem nos britânicos Waterboys (que atuam a 31 de julho) e James Arthur (04 de agosto) os principais destaques, junto com o ‘rapper’ brasileiro Marcelo D2 (27 de julho) e os Dire Straits Experience (28 de julho), tributo que integra o saxofonista Chris White e o baterista Chris Whitten, ambos ex-membros da banda de Mark Knopfler.
Os Dire Straits Experience atuam no mesmo dia do projeto da superbanda nacional que revisita temas de pop/rock dos anos 80 e 90 e onde se incluem, entre outros, Miguel Ângelo (Delfins), Xana (Rádio Macau), Lena d’Água (Salada de Frutas) Rui Pregal da Cunha (Heróis do Mar), Luís Portugal (Jáfumega), Ana Bacalhau e Samuel Úria.
No dia 02 de agosto sobem ao palco Calema (os irmãos Fradique e António Ferreira, nascidos em São Tomé e Príncipe) e o cantor Nelson Freitas, filho de pais cabo-verdianos.
Entre os artistas nacionais, o programa inclui, entre outros, Slow J (na abertura, a 26 de julho), Tony Carreira (29 de julho), Piruka e HMB (30 de julho), José Cid (31 de julho) e Ana Moura (01 de agosto), Miguel Araújo e a banda de que foi fundador, Azeitonas – embora em concertos separados (03 de agosto) e Xutos e Pontapés, no encerramento, a 05 de agosto.

A Expofacic, que ocupa uma área de cerca de 95 mil m2 com 1.470 metros de perímetro, localizada no centro da cidade de Cantanhede, possui 600 espaços de exposição – com 500 expositores – 18 dos quais para escolas, 47 tasquinhas, a grande maioria de associações do concelho, sete palcos, 15 parques de estacionamento, 11 jardins, um hospital de campanha e um acampamento a 1.500 metros do recinto
Os autocarros de transporte de visitantes de e para destinos vizinhos passam a contar, este ano, com mais uma linha, e servem as localidades da Figueira da Foz, Coimbra, Águeda, Aveiro e praias da Tocha e de Mira, em três viagens diárias de ida e volta.
Em termos de afluência de visitantes nos 11 dias do evento, de 26 de julho a 05 de agosto, são esperados “números semelhantes aos anteriores”, em redor das 385 mil entradas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário