sexta-feira, 27 de julho de 2018

360º - O que está a correr mal a Macron, que chega hoje a Lisboa? O "tesourinho" de Costa na TV. A mais-valia de 4 milhões em prédio do vereador do BE

1f18a31b-169f-4c1c-9561-f6107ac70d9a.jpg

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormia...
Emmanuel Macron chega hoje a Lisboa para uma cimeira sobre interligações energéticas – e vem no momento mais difícil do seu mandato. Tem a popularidade em queda e a polémica com um segurança pode valer-lhe uma moção de censura. O que está a correr mal ao Presidente francês?

Antes de vir para Portugal, Macron esteve em Madrid. E houve uma gaffe diplomática. O Presidente francês e o primeiro-ministro Pedro Sánchez (que também vem hoje a Lisboa) chegaram atrasados uma hora e um quarto a um jantar com o Rei.

França foi um dos países que recebeu com cepticismo o anúncio de um acordo entre os Estados Unidos e a União Europeia para acabar com a guerra comercial.Trump já falou aos agricultores americanos para lhes dizer: "Acabámos de abrir a Europa para vocês!".


Mais informação importante

O Ministério Público ordenou uma revista a Manuel Pinho no momento em que o ex-ministro aterrasse em Lisboa, a 16 de Junho. O objectivo era copiar o backup do smartphone e fotografar todos os cartões bancários, para identificar novos indícios sobre o seu património. Mas, como Pinho chegou numa data e hora diferentes do que tinha comunicado ao MP, a revista não se fez.

Uma junta de freguesia dos Olivais (que é do PS) contratou a empresa de um vereador (que também é do PS) da Câmara de Loures. Objetivo: gerir “todos os projetos”. Valor: 67 mil euros.

O vereador do BE em Lisboa, Ricardo Robles, pôs à venda um prédio em Alfama com uma mais-valia de 4 milhões em quatro anos. Depois de fazer obras, acordou a saída de alguns inquilinos. Durante a campanha autárquica, Robles criticou o “carrossel da especulação” imobiliária na capital. A notícia é do Jornal Económico (sem link).

É um "tesourinho" televisivo. António Costa foi entrevistado ontem à noite no “5 Para a Meia Noite”. Dançou um slow com Filomena Cautela, confessou já ter fumado estupefacientes e mentido a um jornalista e, no final, telefonou a Mário Centeno. Os detalhes estão aqui.

Ontem foi a data limite para todas as reuniões de avaliação estarem terminadas. Alunos que mudam de escola e passagem para o secundário são as situações mais complicadaspor causa da greve dos professores.

O Tribunal Constitucional recusou o recurso da advogada despedida da Ordem por chamar “alheira”à então bastonária, Elina Fraga, hoje vice-presidente do PSD e, detalhe importante para perceber a história, oriunda de Mirandela. A justa causa do processo disciplinar tinha sido reconhecida pelos tribunais do Trabalho e pela Relação.

O chefe da delegação do SEF em Albufeira foi detido por corrupção passiva. Joaquim Patrício receberia 500 euros por imigrante, escreve o CM, para facilitar a concessão de autorização de residência.

A PJ vai ter uma mulher na direção nacional. Luísa Proença será a segunda mulher a ocupar o cargo de diretora adjunta, com o pelouro financeiro.

“Saltámos todos imediatamente para a piscina para o ajudar, mas era impossível soltá-lo.” Numa carta, a mãe de Vic, de seis anos, explica que o filho morreu porque faltava "uma simples tampa" na piscina de um alojamento local onde estavam a passar férias. Os pais da criança exigem uma investigação.

Foi um dia cheio de notícias para a ciência portuguesa:

As autoridades gregas dizem que existem “indícios sérios” de atos criminosos nos incêndios, com os fogos a começarem em vários locais e num curto espaço de tempo.

Já lhe chamaram “o próximo Cristiano Ronaldo”. João Filipe marcou onze golos num só jogo (quando ainda nem tinha dez anos), fez testes no Manchester United e está a ser uma das figuras do Europeu Sub-19. A final é no domingo.

Quanto ao Ronaldo atual, ficou acertado o valor de 19 milhões de euros a pagar para deixar de ter problemas com o Fisco espanhol. O jogador já pagou 13 milhões.


Os nossos Especiais
 
Quais são os mistérios e as táticas de Trump, esse grande desestabilizador? José Manuel Fernandes, Jaime Gama e Jaime Nogueira Pinto dão a resposta no Conversas à Quinta.

Durante décadas, o arquitecto Fernando Távora reuniu uma das mais importantes coleções privadas de Fernando Pessoa e do modernismo português. O seu espólio, cheio de pequenos tesouros, está aberto a todos, como conta a Rita Cipriano.


A nossa Opinião

Filomena Martins escreve "Porque é que nos puseram a ver aviões?": "Quando a propaganda é muita, o contribuinte desconfia. E esta história do maior avião de passageiros do mundo que por obra e graça dos céus da aviação aterrou em Beja cheira a esturro".

Luís Reis escreve "Centeno e o arrefecimento global":"Centeno descongela os 'funcionários' públicos que merecem do Governo a comiseração da justiça, mas de mansinho congela desenvolvimento e investimento, e as hipóteses de nos safarmos sem outra troika".


Notícias surpreendentes

O restaurante Mariscador abriu no Campo Pequeno.O chef Rodrigo Castelo muda-se para Lisboa depois do sucesso em Santarém da Taberna Ò Balcão. O Diogo Lopes dá os detalhes.

Dez concertos e um filme. Isto é o que não pode perderno Jazz em Agosto. A programação é dedicada à obra de John Zorn.

Rubel lançou um álbum na Internet, ganhou milhões de fãs e agora editou "Casas". É o melhor disco de MPB de 2018, escreve Luís Freitas Branco. Em Agosto toca em Lisboa e em Espinho.

Maradona pediu em casamento Rocío Oliva, a namorada 30 anos mais nova. Duas vezes na mesma noite.

Não se esqueça que hoje tem a Lua vermelha e o mais longo eclipse deste século. Veja aqui para onde deve olhar.

Já sabe que foi lançado o Observador Premium, o novo programa de assinaturas do Observador. Pode saber aqui tudo sobre a forma de funcionamento das subscrições.
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2018 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário