terça-feira, 25 de setembro de 2018

360º- Caso EDP chega à Suíça; porque é que um dos 10 filhos de José Eduardo dos Santos foi preso; e os 12 pontos que distinguem táxis e Uber na lei

946629b0-05e0-4d31-a47b-080e2c165728.jpg

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia... 
... o caso EDP já chegou à SuíçaO Ministério Público de Genebra abriu um inquérito por suspeitas de branqueamento de capitais a Miguel Barreto, ex-diretor-geral da Energia, e pediu ao DCIAP toda a informação sobre as suspeitas de corrupção sobre a EDP investigadas em em Portugal. Em causa estão transferências de 1,4 milhões de euros. A notícia é do Luís Rosa.

O procurador-adjunto dos EUA, nº 2 da Justiça americana, vai ou não abandonar o cargo? Depois de notícias de que teria sugerido usar escutas para gravar Trump, Rod Rosenstein foi à Casa Branca falar com o Presidente e esperava-se a sua demissão. Não aconteceu. Para já. Amanhã logo se vê. O New York Times conta o que se passou.

Brett Kavanaugh deu a sua primeira entrevista depois das acusações de abuso e assédio sexual de duas mulheres (poderá haver uma terceira, segundo o The Guardian).Na Fox News (onde mais?), o juiz nomeado por Trump para o Supremo Tribunal dos EUA negou qualquer conduta imprópria e recusou desistir: "Sei que estou a falar a verdade".

Um ensaio clínico conseguiu reverter pela primeira vez a paralisia em doentes paraplégicos há cinco anos. O ensaio, publicado na Nature, considerado um caso raro de sucesso, foi aplicado a cinco doentes e todos voltaram a caminhar a distância de um campo de futebol graças à neuroestimulação com eletrodos.

Outra informação relevante 

Há dez meses o governo garantia a mudança do Infarmed para o Porto com telefonemas do próprio primeiro-ministro e do ministro da Saúde para Rui Moreira. Esta sexta-feira recuou em toda a linha. O Pedro Rainho e a Rita Dinis contam as certezas, as “cambalhotas” e os recuos de um processo que deixou os portuenses muito irritados.

Ontem à noite Rui Moreira disse já não acreditar na promessa de que o processo volte a ser reavaliado. O “Infarmed vai continuar ‘forever and ever’ em Lisboa”, a decisão "foi atirada para uma comissão que, no dia de são nunca à tarde, na semana dos nove dias, é capaz de decidir que o Infarmed vem para o Porto", foram as expressões sarcásticas que usou.

O seu antecessor, Rui Rio, agora líder do PSDacusou o governo de "gerar uma confusão geral" e falou de "leviandade". Mas o partido ainda se vai debruçar sobre o dossier antes de voltar a falar sobre o assunto.


Em Lisboa, os taxistas continuam sem demover do seu protesto, estacionados desde os restauradores Avenida da Liberdade acima desde a última quarta-feira. Ontem desceram ao Terreiro do Paço para uma reunião com o assessor do primeiro-ministro, mas sairam de lá desagradados. No regresso bateram e cuspiram em carros que pensaram ser Ubers. Amanhã vão à Assembleia da República.

Aos olhos da lei, há 12 pontos que  distinguem táxis e plataformas como a Uber. O documento de trabalho foi preparado pelo Ministério do Ambiente e compara as exigências legais e as isenções que se aplicam ao setor do táxi e aos concorrentes das restantes plataformas.

A polémica sobre Serralves também não tem fim. Pedro Lapa, ex-diretor do Museu Berardo e do Museu do Chiado, diz que Mapplethorpe não é pornográfico e que o "currículo cultural" da administração de Serralves "é zero". Por isso é peremptório: “Obviamente, houve censura!”. O PS quer ouvir a administração do Museu.

O governo recuou e os licenciados pré-Bolonha já não vão ser equiparados a mestres. Problema: a equiparação teria impacto na progressão nas carreiras, que estão agora a ser descongeladas, escreve o Público.

O observatório criado para os incêndios florestais não prevê que nenhum dos seus 10 especialistas seja remunerado. Os peritos exigem explicações, uma vez que não é o que acontece noutras comissões, conta a TSF.

Portugal alertou a Venezuela de que foi pisada a linha vermelha nas relações diplomáticas entre os dois países. Augusto Santos Silva revelou ter tido uma conversa “dura” com o seu homólogo venezuelano acerca dos portugueses e lusodescendentes presos no país. 

Um emigrante português foi morto a tiro no BrasilAssassinado com três disparos na cabeça num jardim público em Anápolis, no estado de Goiás, a 150 quilómetros de Brasília.

O caso e-toupeira levou o ex-presidente do Instituto Português do Desporto e Juventude a pedir a reabertura de processo por espionagem informática. António Baganha quer que o Ministério Público volte a olhar para o processo de consultas ilegais de processos disciplinares abertos contra o Benfica.

À quinta jornada o Sporting perdeu e deixou o Sp. Braga na liderança do campeonato com o Benfica. Será desta que os bracarenses podem voltar intrometer-se na luta pelo título?, pergunta a Mariana Fernandes. O Sporting pelo menos pareceu ter medo de estar na frente, diz ela na crónica.

Ronaldo foi o grande perdedor da gala The Best da FIFA. Não só viu o título de jogador do ano ser entregue ao seu ex-colega do Real Madrid, Luca Modrid (como já era previsível), como não viu reconhecido como golo do ano aquele seu inesquecível pontapé de bicicleta: foi Salah o vencedor na categoria, ultrapassando também a trivela de Quaresma no Mundial.
Mas falemos do vencedor:

Os nossos Especiais
Economia de partilha. Sabe o que é? April Rinne, uma das principais vozes a falar deste tipo de economia, esteve em Portugal. Em entrevista ao Edgar Caetano, explica sobre quão estranho é pagarmos 100 euros por um berbequim que usamos 14 minutos e diz para largarmos "esta ideia de sermos donos de tudo". 

A nossa opinião
  • Rui Ramos escreve "Os táxis e a essência reaccionária do regime": "A classe política portuguesa tornou-se há muito a guardiã de realidades que vêm de trás, desde o corporativismo salazarista ao PREC gonçalvista. É essa quase que a sua única razão de ser". 
  • Laurinda Alves escreve "A memória dos homens não é a sua menor fraqueza": "Recuperar obras antigas, descobrir inéditos, revelar tesouros incríveis a partir dos quais se pode estudar, aprender e ensinar é humanizar a própria Humanidade. O MPMP faz isto mesmo há quase dez anos".
  • Paulo de Almeida Sande escreve "O fim do trumpismo": "Em Novembro não há apenas eleições para o Congresso dos EUA, está também em jogo o planeta, a escolha entre a cooperação frutífera e pacífica e um encarniçado nacionalismo, nativista e proteccionista".
  • Francisco Goiana da Silva escreve "Medicina é gestão": "Ter nos quadros médicos profissionais com competências em gestão impacta positivamente na performance económica dessas instituições, assim como na qualidade dos cuidados prestados aos utentes".
Notícias surpreendentes 
Faltam dois dias para os bilhetes para o concerto de Ed Sheeran, a 1 de junho do próximo ano, serem postos à venda e já há quem os procure. Mas quem é este menino de coro, ruivo, neto de irlandeses, que não tem pinta de popstar, mas vendeu mais discos que toda a gente em 2017?

Afinal, ainda não sabíamos tudo sobre o casamento real do anoSó agora Meghan Markle revelou um segredo escondido no seu vestido de noiva: por dentro, havia um pedaço de tecido cosido. O seu 'algo azul' era do vestido do primeiro encontro com Harry.

E também ainda não sabíamos tudo de Galileu e do seu 'E pur si muove!'Uma nova carta do astrónomo descoberta por historiadores mostra que ele riscou certas palavras e as substituiu por outras para parecer menos crítico da Igreja e escapar à Inquisição. Mas sem nunca deixar de dizer que era o Sol, e não a Terra, que estava no centro do universo.

Houve mais uma praia da Austrália engolida por um buraco no marÉ a terceira em 7 anos que desaparece na mesma península australiana. O buraco era três vezes maior que o comprimento de um campo de futebol .

Para que não seja "engolido" pelas notícias, fica feito o resumo do mais relevante. O resto da actualidade está no Observadoreleito o jornal generalista do ano. E não deixe de conhecer também o nosso programa de assinaturas, o Observador Premium

Boa terça-feira

 
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2018 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário