terça-feira, 25 de setembro de 2018

Estátuas vivas e apresentação de livros celebram património

De 28 a 30 de setembro, os museus municipais têm entrada gratuita, no âmbito das comemorações das Jornadas Europeias do Património e do Dia Internacional do Turismo, organizadas pela Câmara Municipal da Marinha Grande.

O programa comemorativo inclui ainda o espetáculo de stand-up comedy de Pedro Tochas, exposições de estátuas vivas e apresentação de livros, cujas entradas são gratuitas.

O tema deste ano para as Jornadas Europeias do Património é "Partilhar Memórias". “Reavivar continuamente a memória é fundamental para que o passado não seja esquecido, pois capacita-nos a atualizar impressões ou informações, fazendo com que a história se eternize na nossa consciência e se transmita de geração em geração. Partilhá-la entre as diferentes gerações, diferentes comunidades e diferentes países contribui para a construção de um mundo mais esclarecido, mais tolerante e melhor."

O programa das Jornadas Europeias do Património e do Dia Internacional do Turismo é o seguinte:

27 de setembro . quinta . 21h30
PEDRO TOCHAS “DESCOBRIMENTOS”
Sinopse |
Ao longo da nossa vida não paramos de descobrir coisas sobre o mundo que nos rodeia e sobre nós próprios. Neste espetáculo, Pedro Tochas partilha o que descobriu e o que ainda quer descobrir. Numa avaliação do que é ter quarenta e cinco anos na sociedade atual.
Pequenas histórias, divagações e alucinações são a base deste espetáculo, uma mistura de Stand-up Comedy e contador de histórias.
Boa oportunidade para rir com o que vai na alma deste descobridor.
Numa partilha de descobertas que mais parece uma conversa entre amigos.

Ficha Artística e Técnica |
Duração | 75min
Classificação Etária | M/16
Entrada gratuita sujeita a levantamento de bilhete e lotação da sala.
ESGOTADO
Este espetáculo está inserido na Candidatura CIMRL Região de Leiria Rede Cultural.


28, 29 e 30 de setembro
Entradas gratuitas no Museu do Vidro e Casa-Museu Afonso Lopes Vieira

28 de setembro
Entradas gratuitas no Museu Joaquim Correia

29 de setembro
14h00 às 22h00 . Jardim Stephens
Exposições de Estátuas Vivas

16h00 . Museu do Vidro
Apresentação do livro “As indústrias vidreiras de Pataias”, de Tiago Inácio

Sinopse:
A obra procura retratar a história e percurso das duas fábricas de vidros que existiram na freguesia de Pataias - a Empresa Vidreira de Pataias fundada em 1921 e a Vidreira de Pataias de Roldão e Filhos fundada em 1934 -, e a história das empalhações e da Fábrica de Garrafas da Martingança.
A sessão conta com a presença da Dr.ª Emilia Margarida Marques, antropóloga e investigadora no CRIA/ISCTE-IUL, e da Dr.ª Séfora Silva, em representação da Universidade Aberta. Após a apresentação é realizada a inauguração da mostra expositiva “As indústrias Vidreiras em Pataias”.

Inauguração da exposição “As indústrias Vidreiras em Pataias”
A fundação das indústrias de vidro em Pataias, contribuiria notavelmente para o desenvolvimento industrial da freguesia, numa altura em que apenas os fornos de cal se afirmavam como única indústria pataiense. A Empresa Vidreira de Pataias, fundada em 1921, contribuiria não só para o desenvolvimento económico, como também social, marcando a paisagem com as suas instalações fabris junto da linha do oeste em Pataias-Gare.

Horário:
Terça-feira a domingo das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00. Patente até 28 de outubro.
A entrada é gratuita.

30 de setembro . 16h00
Museu do Vidro
Apresentação do livro “A verdadeira equipa do Marquês de Pombal”, de Mauro Burlamaqui Sampaio

Sinopse:
É considerada uma “absoluta revolução na forma de analisar o século XVIII português. Trata-se de um levantamento documental cuja investigação levou 13 anos para ser concretizada. Na realidade, é muito mais que um livro, são vários livros numa obra só, desenvolvido com os acontecimentos de forma cronológica inserindo pinturas, gravuras e documentos de época com dezenas de transcrições documentais num trabalho de História nunca executado, que se traduz num elencar narrativo de novidades absolutas dentro do rigor científico sem deixar de incluir reflexões do autor.

As revelações resgatam os protagonistas da História esquecidos pelo tempo, enchendo de brilho a História Portuguesa absolutamente oculta por 260 anos de História, com a excessiva e injustificada presença do Marquês de Pombal, senhor de todas as prerrogativas até agora atribuídas.   

Organizada em quatro capítulos, esta 4ª edição hoje apresentada contém integralmente a Equipa do Marquês de Pombal, sua origem, protagonistas e fundamentação científica defendida formato de tese, apresentada num misto narrativo para uma leitura acessível ao leitor comum.”

Área de anexos

Nenhum comentário:

Postar um comentário