Enquanto dormia...
... Brett Kavanaugh , o juiz que Trump quer no Supremo dos EUA, chorou, mostrou-se irritado e negou tudo. Christine Blasey Ford, a mulher que o acusa de agressão sexual, disse-se "aterrorizada" mas manteve-se sempre segura. O testemunho de ambos ontem no congresso, ao longo de mais de dez horas com transmissão em directo, foi brutal.
- Ela repetiu dezenas de vezes o que ele lhe fez quando tinha quinze anos. Ele, em pranto, desmentiu tudo e falou dos efeitos na família e na carreira. Ficam as seis frases mais marcantes de Christine e as respectivas respostas de Brett.
- Mas Trump não deixa cair o seu apoio. Quer que o Senado reconfirme o nome de Kavanaugh ao Supremo Tribunal.
Ainda nos EUA, Elon Musk vai ser multado pelo regulador norte-americano por ter alegadamente inventado um comprador para a Tesla. Em causa estão tweets de 7 agosto que fizeram as ações da fabricante de automóveis elétricos subir 11%. Agora está em risco o seu lugar como presidente da empresa.
O Arcebispo que acusou o Papa Francisco de encobrir os abusos sexuais na Igreja escreveu nova carta acusatória: “Quem cala consente”.
O Benfica empatou em Chaves e deixou a liderança à mercê de FC Porto (que joga hoje com o Tondela) e Sp. Braga, em véspera de clássico com os portistas na Luz. Depois de o jogo ter sido adiado mais de uma hora devido à chuva torrencial, o segundo golo flaviense que valeu a divisão de pontos foi marcado já nos descontos: na crónica, a Mariana Fernandes fala de uma tempestade arménia, sem deixar de destacar Rafa.
Outra informação relevante
A morte do triatleta nasceu de uma relação secreta que acabou num dia pensado pela mulher e o seu amante. A Mariana Béu, a Carolina Branco e a Sara Antunes de Oliveira falaram com os pais de Rosa Grilo, os amigos de Luís e pessoas que conhecem Tó Mané, o oficial de justiça que a sua mulher conhecia dos tempos de escola. A isso juntaram detalhes da investigação. E contam a história.
- A PJ esclareceu ontem alguns dos contornos do crime. Rosa Grilo terá tido “motivações de natureza financeira e sentimental” e a morte do marido, através de um tiro na cabeça na sua própria casa, terá sido premeditada.
- No meio deste crime há uma criança, o filho do casal, de 12 anos. Com o pai morto e a mãe presa, o que lhe pode acontecer? Os psicólogos explicam como se lidam com estes casos extremos.
Pouco mais de um ano depois, já saiu a acusação de Pedrógão Grande. O Luís Rosa foi ler os detalhes destacados pelo Ministério Público e encontrou números avassaladores: são 694 os crimes e mesmo muitos os responsáveis. Entre eles estão cinco dirigentes da Proteção Civil e da EDP, acusados de homicídio por negligência de 63 das 66 pessoas que morreram. Os autarcas foram responsabilizados por falta de manutenção.
Marcelo não resistiu e reagiu às críticas de Cavaco sobre a não recondução de Joana Marques Vidal como PGR. Sugeriu que faltou sentido de Estado ao ex-Presidente, que o fundo, afirmou que era "a mais estranha decisão do seu mandato. Uma troca de farpas que revela um relação que sempre foi difícil.
Ora a primeira grande 'decisão' ainda com Joana Marques Vidal no cargo mas já substituída por Lucília Gago acontece hoje às 16h00: o sorteio do juiz que ficará com a instrução do processo Marquês. A escolha eletrónica vai determinar se será Ivo Rosa ou Carlos Alexandre a decidir se leva a julgamento, entre outros, o ex-primeiro-ministro José Sócrates.
O PS (ou seja, o governo) também não resistiu e deu o tiro de partida das propostas eleitoralistas, a um ano de legislativas. Já está a estudar (e até negociar) aumentos na função pública para 2019, o ano em que o país vai a votos. Os sindicatos já fizeram contudo questão de mandar dizer que recusam "aumentos só para alguns".
Mas da EDP veio o contra-ataque ao Governo e logo a um mês do Orçamento. Os accionistas da empresa vão recorrer para o tribunal arbitral internacional contra o corte de 285 milhões nas rendas.
Outra medida para o OE. O IMI acima de 100 euros poderá ser pago em três prestações, diz o JN.
Se dúvidas houvesse, aí está como o PS cedeu aos taxistas. Vai propor que as câmaras limitem o número de Uber's por município, escreve o Jornal de Negócios.
Um inspetor da PJ Militar ligado a Tancos apanhou dois homens junto ao seu carro, a meio da madrugada. Sacou da arma e apontou-a aos suspeitos. Mas, afinal, eram da ambos da “policia”. O caso podia ter acabado mal, conta o Pedro Rainho.
No PSD, Pedro Duarte volta a posicionar-se na sucessão a Rui Rio. Em entrevista à TSF e ao Dinheiro Vivo, considera que devia acontece o quando antes, "a bem do país".
No resto da política caseira, nada de surpreendente. A esquerda chumbou o pacote de incentivo à natalidade do CDS; o PSD continua às turras com o Governo: Fernando Negrão queixou-se de ainda não ter recebido a prometida carta de Costa a explicar o processo Infarmed e quer que o Governo avance com um ajuste direto para a nova ala pediátrica do São João.
Já mais inesperada foi a confirmação do envio do SMS sobre o Benfica por parte do secretário de Estado da Juventude e do Desporto. João Paulo Rebelo negou contudo qualquer favorecimento ao clube: disse que a mensagem para o Instituto Português da Juventude e do Desporto, cujo presidente, Augusto Baganha, foi demitido, era para entregar o assunto a quem tinha competência para o tratar.
Ainda no desporto, duas últimas notícias relevantes. A Alemanha vai organizar o Euro 2024; e a próxima Liga dos Campeões já vai ter video-árbitro.
Os nossos Especiais
O drama de ser cristão em terras da Bíblia, é o último dos trabalhos que o João Francisco Gomes e o João Porfírio fizeram no Iraque. Contam como o cenário de alguns dos principais episódios bíblicos e casa dos primeiros cristãos, é hoje um lugar perigoso para o Cristianismo. E mostram as imagens do património cristão que o Estado Islâmico destruiu.
A nossa opinião
- Rui Ramos escreve "Como é doce governar sem responsabilidades": "No caso dos taxis e do Infarmed, o governo continuou os seus esforços para desaparecer como foco de responsabilidade democrática. Não se poderia esperar outra coisa, dadas as suas origens em 2015".
- Eu escrevo "Palavra dada não é palavra honrada": "Costa foi apanhado na demagogia do seu próprio anzol. Morreu pela boca, como os peixes. A frase bonitinha “palavra dada tem de ser palavra honrada” tem ido por água abaixo a cada dia que passa".
- Pedro Pimpão escreve "Início do ano letivo: falsa partida?": "Após assumir e colocar por escrito no final de 2017 que procederia à recuperação do tempo de serviço dos professores, o Governo volta atrás, discriminando uma classe na recuperação dos seus direitos".
- António de Souza-Cardoso escreve "Marcelo Rebelo de Sousa: o Pecado Original": "Será que Marcelo exerce a sua magistratura como um Rei? Não. Faltam-lhe duas coisas: a verdade que o afasta do original e a distância que precisávamos que o Chefe de Estado tivesse do sistema político".
Notícias surpreendentes
Há mais um nome sonante no agitado mercado de transferências da televisão deste ano. Manuela Moura Guedes vai ocupar o lugar de Miguel Sousa Tavares como comentadora do Jornal da Noite da SIC.
Já se sabe quem é a mulher retratada no polémico quadro 'A Origem do Mundo', de Courbet. Um historiador francês diz que é Constance Quéniaux, bailarina da Ópera de Paris... e também meretriz.
Os bilhetes esgotaram em poucos minutos e Ed Sheeran vai dar um segundo concerto em Portugal. Será a 2 de Julho do próximo ano, mas cuidado que os bilhetes estarão à venda já às 9h00 desta sexta-feira.
Se quer uma sugestão já para este fim-de-semana, tem o Folio em Óbidos. O Festival Literário Internacional tem este ano como tema Ócio e Negócio, mas na apresentação o governo enviou... a secretária de Estado da Habitação. O brasileiro Tiago Ferro apresenta lá o seu primeiro romance, "O pai da menina morta": a Sara Figueiredo Costa já leu e deu-lhe quatro estrelas.
E há mais um forma de andar por Lisboa sempre que o trânsito entupir. De trotinete elétrica. Pelo menos é essa a proposta de uma startup dos EUA que acaba de chegar a Portugal.
Hoje vai ser mais um dia movimentado no Observador, o jornal generalista do ano, com o sorteio do caso Sócrates (para além do resto da actualidade). E não deixe de conhecer também o nosso programa de assinaturas, o Observador Premium.
Boa sexta-feira e bom fim-de-semana
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Nenhum comentário:
Postar um comentário