A Humanidade em Graça Morais
Graça Morais, uma das maiores pintoras portuguesas da actualidade, Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique, viu-se forçada, aos 70 anos, a mudar para um ateliê improvisado em Lisboa, consequência da actual especulação imobiliária. Esta e outras histórias para ler numa franca conversa da artista com José Jorge Letria, publicada em livro.
«Como artistas, não podemos ser meros espectadores. Eu recuso esse papel de espectadora, e por isso é que esta série de obras que eu agora estou a realizar é uma série dramática, onde coloco toda a minha reflexão e a minha indignação com aquilo que se passa no mundo.» É assim que Graça Morais demonstra a sua indignação perante um país de exclusões e excesso de optimismo, emGraça Morais: A Grande Arte Tem a Dimensão do Mistério.
Neste 17.º livro da colecção «O Fio da Memória», resultante da parceria entre a Guerra e Paz, Editores e a Sociedade Portuguesa de Autores, conheça a vida e obra de uma das maiores pintoras portuguesas da actualidade. No livro, a artista fala das suas origens e da infância, da inspiração em Van Gogh e Bacon, do gosto pela poesia, mas também das mudanças no mercado da arte e do impacto das novas tecnologias.
Um diálogo a não perder entre José Jorge Letria, um dos maiores escritores da actualidade, e Graça Morais, uma mulher fascinante, que se recusa a ser uma mera espectadora e que se prepara para expor no próximo ano a série Humanidade, no Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado, em Lisboa. Entretanto a exposição pode ser vista no Centro de Arte Contemporânea Graça Morais, em Bragança, até 24 de Fevereiro de 2019.
Graça Morais: A Grande Arte Tem a Dimensão do Mistério já está à venda nas livrarias.
Graça Morais: A Grande Arte Tem a Dimensão do Mistério
Diálogo com José Jorge Letria
Não Ficção / Biografia
Colecção O Fio da Memória
152 páginas · 15x20 · 13,99 €
Nas livrarias a 6 de Novembro
Guerra e Paz, Editores
R. Conde Redondo, 8, 5.º Esq.
1150-105 Lisboa | Portugal
1150-105 Lisboa | Portugal
Tel. (+351) 213 144 488
Nenhum comentário:
Postar um comentário