sexta-feira, 21 de dezembro de 2018

E-toupeira: SAD do Benfica ilibada, Paulo Gonçalves vai a tribunal por corrupção

Juíza de instrução Ana Peres iliba a SAD encarnada dos crimes de falsidade informática e oferta ou recebimento indevido de vantagem, pelo que está já fora de hipótese uma possível sanção desportiva.
Resultado de imagem para E-toupeira: SAD do Benfica ilibada, Paulo Gonçalves vai a tribunal por corrupção
A juíza Ana Peres considera que não houve prática de falsidade informática e oferta ou recebimento de vantagem indevida por parte da SAD do Benfica, e ilibou as águias de 29 dos 30 crimes imputados.
Deste modo, não se esperam quaisquer consequências desportivas relacionadas com o clube, mas apenas uma sanção pecunária, que poderá acontecer como consequência da imputação do crime de corrupção ativa, o único ainda com decisão pendente.
Júlio Loureiro, oficial de justiça, foi ilibado de todos os 58 crimes que era imputado, nomeadamente o crime de corrupção passiva.
A Benfica SAD estava acusada de 30 crimes pelo Ministério Público (MP): um de corrupção ativa, outro de oferta ou recebimento indevido de vantagem e 28 crimes de falsidade informática. São também arguidos Paulo Gonçalves, ex-assessor jurídico da SAD encarnada, Júlio Loureiro e José Augusto Silva.
O MP pediu que o processo "e-toupeira" siga para julgamento, reiterando que o presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, tinha conhecimento das ações de Paulo Gonçalves.
"Os arguidos aceitaram as ofertas. A SAD do Benfica, por intermédio, de Paulo Gonçalves, aceitou as informações que ia recebendo, que funcionava como uma recompensa para os mesmos continuarem a dar informações. Em casos de corrupção dificilmente há prova tão vasta ou cristalina como neste caso", afirmou Válter Alves, procurador na fase de instrução e responsável pela acusação do MP.
Paulo Gonçalves responde por 79 crimes, incluindo corrupção ativa, oferta ou recebimento indevido de vantagem e violação de segredo de justiça, entre outros. José Augusto Silva foi o único arguido que recusou prestar declarações durante a fase instrutória do processo, que é facultativa para a defesa e tem como objetivo determinar quem vai a julgamento e acusado de que crimes.
rr.sapo.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário