sexta-feira, 21 de dezembro de 2018

Coletes Amarelos: Desacatos em Braga e alguns bloqueios no trânsito

O protestos dos 'coletes amarelos' conta, esta sexta-feira, com ações de norte a sul do país. PSP e GNR a reforçaram o dispositivo de segurança, sobretudo nas entradas de Lisboa e Porto.

Inspirado no movimento dos 'coletes amarelos' em França, o protesto "Vamos parar Portugal" afirma-se como apartidário, tendo sido convocado através das redes sociais. Os manifestantes pedem uma redução de impostos na eletricidade, a diminuição do IVA e do IRC para as micro e pequenas empresas, bem como o fim do imposto sobre produtos petrolíferos e a redução do IVA sobre os combustíveis para metade.
As várias ações de protesto fazem sentir-se, esta sexta-feira, em 17 locais por todo o país.
Grande Lisboa:
Na Ponte 25 de Abril, concentra-se um forte dispositivo policial junto às portagens da Ponte 25 de Abril. A unidade especial da polícia está a postos. Há cerca de 10 carrinhas de intervenção, uma ambulância e um reboque.
Na A8, as forças de segurança estão a acompanhar 15 veículos que saíram de Torres Vedras, Malveira e Venda do Pinheiro. Marcha lenta no sentido Loures-Lisboa, entre os nós de Sobral de Monte Agraço e Malveira e entre a Malveira e Lousa. Há ainda fila entre a Póvoa de Santo Adrião e o Olival Basto.
Na CRIL, no sentido Sacavém-Algés, há fila antes do Túnel de Grilo até ao acesso para a Calçada de Carriche.
Grande Porto:
A Rotunda Francos, no acesso à Boavista, está bloqueada. No Nó de Francos, há lesados do BES a manifestarem-se.
Braga:
Todas as entradas no norte de Braga, na rotunda das Infias, estão bloqueadas por mais de 50 coletes amarelos. Há registo de algumas altercações com automobilistas. Os manifestantes atiraram garrafas e deram pontapés a viaturas que tentaram furar o bloqueio.
No local, há uma "faixa de segurança" para a passagem de viaturas de emergência.
Faro:
Cerca de 30 coletes amarelos exibem tarjas onde se lê as frases «Combustíveis mais baixos», «Respeito pelo erário público», «Aqui não há partidos» e «Somos Portugal», envergando também bandeiras de Portugal.
Viseu:
No Rossio de Viseu estão concentrados cerca de 30 manifestantes, que exibem tarjas. Foi colocado um colete amarelo na estátua de Viriato.
Leiria:
Na Rotunda do Estádio Municipal de Leiria estão reunidos cerca de 40 coletes amarelos.
Rita Carvalho Pereira / TSF
Foto: Rute Fonseca

Nenhum comentário:

Postar um comentário