segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

Análise e planeamento das ações de Defesa da Floresta Contra Incêndios





Decorreu na manhã do dia 18 de janeiro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, uma reunião com a presidente da Câmara, o comandante Operacional Distrital (CODIS), os oficiais de ligação da Guarda Nacional Republicana e do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, os Bombeiros Voluntários da Marinha Grande e de Vieira de Leiria para fazerem um balanço das ocorrências registadas em 2018, no concelho da Marinha Grande e a planificação de ações a tomar, este ano, no âmbito da Defesa da Floresta Contra Incêndios.

A presidente da Câmara, Cidália Ferreira, deu as boas-vindas aos representantes das várias entidades e salientou a importância da reunião para a avaliação das ações desenvolvidas em 2018 e reflexão sobre as medidas a tomar em 2019, com o objetivo de alcançar uma maior eficácia no terreno com a clara diminuição do número de ocorrências de incêndios florestais e rurais.

O comandante do Centro Distrital de Operações de Socorro, Carlos Guerra, salientou a diminuição do número total de ocorrências verificadas no ano passado, relativamente a 2017, fruto da maior vigilância no terreno e da monitorização de ignições através do CICLOPE - Sistema de Videovigilância para Apoio à Deteção e Combate de Incêndios Florestais. Trata-se de um sistema implementado este ano, no âmbito do Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial, pela Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL), que integra os municípios de Marinha Grande, Alvaiázere, Ansião, Batalha, Castanheira de Pêra, Figueiró dos Vinhos, Leiria, Pedrógão Grande, Pombal e Porto de Mós.

O número de incêndios agrícolas aumentou, sobretudo ao fim-de-semana e no mês de outubro, o que reflete a necessidade de se intensificar as ações de sensibilização à população, já realizadas em 2018 pela GNR e Proteção Civil municipal.

Os técnicos do ICNF deram conta das ações realizadas no âmbito da gestão de combustível e da prevenção de incêndios florestais, nomeadamente da definição de faixas de interrupção de combustível, nas Matas Nacionais.

Procurar-se-á assegurar o corte de mato numa área de 70 hectares em redor do perímetro urbano de São Pedro de Moel. A gestão de combustível será também concretizada na totalidade da Mata de Casal da Lebre e nas faixas junto às estradas no Pinhal do Rei, que continuará a ser alvo de ações de reflorestação na área ardida.

As árvores caídas na sequência da tempestade Leslie, junto à Ponte Nova, serão cortadas e as estradas serão desobstruídas pelo ICNF, entre a Ponte Nova e o litoral, previsivelmente até ao início do verão.

Os representantes do comando dos Bombeiros Voluntários do concelho manifestaram a total disponibilidade das corporações para formar e sensibilizar a população e para assegurar o cumprimento da sua missão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário