segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

Alunos do 1º ciclo visitam Casa-Museu 18 de janeiro de 1934






A Casa-Museu 18 de Janeiro de 1934, situada no lugar de Casal Galego, na Marinha Grande, recebeu a visita de estudo dos alunos da Escola do 1º ciclo do ensino básico da Fonte Santa, no dia 17 de janeiro, no âmbito das comemorações do 85º aniversário da efeméride.

Os cerca de 50 alunos e professores foram recebidos por Luís Abreu e Sousa, da Confraria da Sopa do Vidreiro, que partilhou informações e curiosidades relativas à revolta operária que foi preparada por trabalhadores, na sua maioria vidreiros, nas primeiras horas da madrugada do dia 18 de janeiro de 1934.

Durante a visita à Casa-Museu, os alunos puderam observar fotografias que testemunham a época e cópia de documentos antigos, além de escutarem a restrospetiva histórica.

Foi dado a conhecer aos alunos que este movimento operário resultou de um longo processo de luta social e sindical, pela melhoria das condições de vida e de trabalho.

Foi no contexto de forte repressão social que no dia 18 de janeiro de 1934 eclodiu este movimento operário na Marinha Grande, a par de outras manifestações e greves gerais um pouco por todo o país, que teve como intenção forçar a queda do regime e restaurar a Liberdade e o Estado de Direito em Portugal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário