sábado, 26 de janeiro de 2019

Condeixa em Madrid com Rede de Cidades Romanas do Atlântico

O presidente da Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova, Nuno Moita da Costa, participou, em Madrid, no âmbito da FITUR – Feira de Turismo de Madrid, na segunda reunião da Rede de Cidades Romanas do Atlântico, que integra outras cidades de Portugal, Espanha e França.
“Sob o patrocínio do alcaide de Irun, José António Santano Clavero, este segundo nosso encontro foi mais um importante passo na consolidação desta rede e na valorização do nosso património único que é Conimbriga e a nossa herança Romana”, destacou o edil, Nuno Moita da Costa.
No ano passado, recorde-se, o município de Condeixa-a-Nova aceitou o convite para integrar a Rede de Cidades Romanas do Atlântico, enquanto membro fundador da rede que congrega, além de Condeixa, as cidades de Saintes, Périgueux (França), Castro de Urdiales, Gijón, Lugo, Irun (Espanha), Braga e Marvão, cujo protocolo foi assinado na FITUR 2018, para valorizar o património romano e desenvolver o seu potencial turístico e cultural.
O município tem investido fortemente, nos últimos anos, na valorização do património romano, nomeadamente na construção do Museu PO.RO.S – Portugal Romano em Sicó, enquanto infraestrutura complementar às Ruínas de Conimbriga, e na sua promoção internacional, através da Rede de Cidades Romanas do Atlântico, “reunindo sinergias entre municípios que partilham a herança patrimonial da romanização”.
A candidatura de Conimbriga a Património Mundial da UNESCO e a construção do parque temático “Roma dos Pequenitos” são outros projetos em desenvolvimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário