sábado, 26 de janeiro de 2019

Uma Monumental cereja no Porto, passeios no Oeste e uma viagem de sonho

Fugas
P
 
 
  Sandra Silva Costa  


A inveja não é coisa bonita, mas eu, pecadora, me confesso: o Luís Octávio Costa passou uma noite no novíssimo Hotel Le Monumental, no Porto, e eu fiquei toda invejosa. Não é pelo luxo que lá se vive, é mais pelas vistas e pelo que aquele edifício representa para a cidade. Depois de vários anos de ausência, o Monumental com sotaque francês foi devolvido ao Porto e, mesmo não sendo para todas as bolsas, esta é uma boa notícia. Mais não seja, dá sempre para entrar e espreitar a opulência. Como dizia, o Luís Octávio foi o sortudo de serviço e foi lá conhecer os cantos à casa. (Se ficar com inveja, não diga que eu não avisei…)


Já a Mara Gonçalves andou pelo Oeste num programa de três dias que começou em Óbidos e terminou nas Caldas da RainhaSiga-lhe os passos, que aqui há ginjinha, prova de vinhos, falcões e um gato especial. É também a Mara que conta a história de Amália Buissona protagonista da semana,que se perdeu de amores pela Cova do Vapor e lá deu corpo a várias iniciativas de empreendedorismo social.  


A Maria José Santana, por seu lado, dá conta de uma outra história de empreendedorismo. A Horta da Ria está a apostar em vários produtos feitos a partir de uma planta carnuda que cresce de forma natural nas marinhas de sal de Aveiro: a salicórnia. Um dos mais promissores é a salicórnia em pó, que quer competir com os frascos de sal nas cozinhas portuguesas. Ora prove.


Já que andamos pelas cozinhas, temos aqui mais duas. A do La Cantina, em Almada, onde se servem pratos italianos cozinhados pela mão de Luca Salvadori – cortesia da Alexandra Prado Coelho; e a da Cervejaria Brasão, no Porto, uma morada segura para petiscar, como explica o José Augusto Moreira. Por fim, o Miguel Esteves Cardoso deixa sábios conselhos para escolher um bom bacalhau.


E, claro, a seguir a isto tudo vem o café. Mas não um café qualquer: o que se serve no Bird of Passage é de especialidade e o Luís Octávio explica porquê.


Entretanto, voltemos à inveja: a Andreia Marques Pereira andou uma semana a descobrir a Tailândia de carne e osso. Não vou dizer mais nada…


Afinal tenho mais uma coisa a dizer: o PÚBLICO e a Fugas receberam esta semana dois prémios Escolha do Consumidor, nas categorias imprensa diária e imprensa de lazer. Pela parte que me toca, só me resta agradecer a quem está desse lado. Esta distinção só nos dá mais vontade de trabalhar com afinco para levarmos até si as melhores propostas para viajar, comer, beber e dormir.

Agora sim, despeço-me: volto para a semana, à hora de sempre. Até lá, boas viagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário