quarta-feira, 9 de janeiro de 2019

Exposição | De 10 a 26 de Janeiro vai estar patente na Fábrica do Braço de Prata

De 10 a 26 de janeiro vai estar patente na Fábrica do Braço de Prata, em Lisboa, a exposição de fotografia “As Noites… de Budapeste – Passeio no Danúbio”, da autoria de Tiago Picão de Oliveira.
Trata-se de um conjunto de fotografias de grande dimensão que pretende recrear uma viagem noturna de barco naquele rio, na capital húngara, realizada pelo autor em 2011 no âmbito de uma peregrinação organizada pela Ordem Franciscana. A poética das paisagens noturnas de Budapeste, nas quais se destaca o secular património edificado desta cidade da Europa Central, é o principal enfoque das fotografias expostas.
De referir que esta exposição esteve patente no Arte Café, em Torres Vedras, entre agosto de 2013 e de 2016, e no bar Consultório, na Lourinhã, entre fevereiro de 2017 e novembro de 2018.

BREVE CURRÍCULO DO AUTOR
Tiago Malvar Cruces Picão de Oliveira, nascido a 13 de julho de 1978, é licenciado em Ciências da Comunicação pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Desde cedo começou a colaborar em várias publicações regionais. Foi jornalista no Rádio Clube da Lourinhã e, desde 2002, desempenha funções na área de assessoria de imprensa na Câmara Municipal de Torres Vedras, onde realiza trabalho fotográfico.
Em 2011 obteve os 1.º e 3.º prémios no concurso de fotografia “Património e Paisagem Urbana”, inserido nas Jornadas Europeias do Património e organizado pelo Município da Lourinhã, o que foi o ponto de partida não só para o projeto “A Noite – Olhares sobre a Zona Histórica da Lourinhã”, que esteve patente na Biblioteca Municipal e, posteriormente, foi transportado para cafés e restaurantes dessa zona, mas também para outro projeto fotográfico, intitulado “Património Religioso – Do Global para o Local, do Passado para o Futuro…”, o qual já esteve patente em diversos espaços, nomeadamente na Galeria Dr. Afonso Rodrigues Pereira, no Convento de Santo António, na sede da União das Freguesias da Lourinhã e Atalaia, na Casa da Cultura da Ponte do Rol, na associação juvenil Tá a Mexer e no jornal Alvorada.

Na continuidade daquele primeiro projeto esteve patente na Biblioteca Municipal da Lourinhã a exposição de sua autoria “Lourinhã, da Noite para o Dia – Marcas do Património Local” que, posteriormente, itinerou pela Junta da Freguesia da Moita dos Ferreiros e pelo lar da Santa Casa da Misericórdia da Lourinhã.

O seu projeto de fotografia noturna foi entretanto estendido a Lisboa – com a exposição “Lisboa à Noite, Aproximações à sua Poética”, que esteve patente na Fábrica do Braço de Prata – e a Torres Vedras – com a exposição “Torres Vedras à Noite, Um Olhar sobre a sua Zona Histórica”, que está patente no restaurante Quinta Ementa.

O seu trabalho tem integrado várias exposições coletivas de fotografia, promovidas pelo Município da Lourinhã, pela Cooperativa de Comunicação e Cultura e pelo Arena Shopping.

Nenhum comentário:

Postar um comentário