quarta-feira, 9 de janeiro de 2019

360º - “A Venezuela tornou-se o sonho de Pablo Escobar”: entrevista ao “sicário financeiro” Russ Dallen. O aeroporto do Montijo é mesmo irreversível?

1f18a31b-169f-4c1c-9561-f6107ac70d9a.jpg

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormia...
Donald Trump fez esta madrugada um discurso à Nação ao 17.º dia de "shutdown" do Governo. Apontou o dedo acusador aos democratas por não libertarem fundos para a construção do muro na fronteira com o México e, ligando a imigração ao crime, perguntou: “Quanto mais sangue temos de perder para o Congresso fazer o seu trabalho?”.

Foi um escalar da tensão meramente retórico porque Trump não chegou a recorrer à declaração de estado de emergência. Se o tivesse feito, como se chegou a pensar, poderia utilizar fundos do Departamento de Defesa para a construção de um muro sem ter de passar pelo Congresso.

Em resposta, os democratas acusaram Trump de “malícia” e defenderam que a discussão sobre o muro pode acontecer sem um "shutdown" do Governo, que está a deixar os funcionários públicos sem salário.

Já hoje de manhã, o vice-Presidente Mike Pence deu entrevistas a vários canais de televisão a pedir um regresso às negociações.

New York Yimes e o Washington Post fizeram cada um o seu fact check ao discurso do Presidente. A conclusão é a mesma: Trump foi enganador.


Mais informação importante

António Costa vendeu a sua moradia em Sintra e comprou uma casa em Benfica, para onde se mudou recentemente. As transações foram feitas em dezembro e podem ser comunicadas até fevereiro ao Tribunal Constitucional. O Rui Pedro Antunes foi perceber como se fez o negócio e concluiu que está tudo legal, mas o primeiro-ministro não declarou ao Constitucional a conta bancária utilizada para a transação.

“Teriam sido possíveis outras decisões, mas agora já não são." António Costa assinou ontem o acordo entre o Estado português e a ANA e Vinci para o reforço da capacidade aeroportuária de Lisboa — e disse que a solução Montijo "é um bom case study do que não deve ser uma decisão política: não é possível esperar 50 anos".

Será mesmo assim? A solução Montijo é realmente irreversível? Temos 9 perguntas e respostas para explicar a decisão.

Rui Rio quebrou o unanimismo entre o Governo e a Presidência da República sobre as vantagens da abolição das propinas. O líder do PSD defendeu que "não é correto que as famílias dos jovens que não andam no ensino superior acabem por pagar através dos impostos" os custos daqueles que andam.

Afinal, Marcelo Rebelo de Sousa tinha razão ao dizer que as propinas são um factor de desigualdade social? A conclusão do nosso Fact Check: os argumentos do Presidente são enganadores.

Manuela Ferreira Leite criticou ontem a convenção do Movimento Europa e Liberdade, que vai juntar esta quinta e sexta-feira vários líderes da direita e críticos de Rui Rio, dizendo que é uma iniciativa que merece "desprezo". E defendeu: “Prefiro um PSD com pior resultado nas eleições do que com o rótulo de direita”.

A prisão de Armando Vara só deverá acontecer a partir de sexta-feiraOs dois apensos que estão a impedir a emissão dos mandados de detenção serão enviados para o tribunal de Aveiro até dia 11.

Os advogados de António Mexia e Manuel Pinho agendaram uma reunião para acertar estratégias de defesa no caso EDP. A informação constará dos documentos roubados à sociedade de advogados PLMJ e divulgados no blogue “Mercado de Benfica”.

O Supremo Tribunal ordenou a "libertação imediata" de um colombiano que tinha sido considerado pelo SEF uma "ameaça à segurança nacional". Tonino Rodriguez aguardava a expulsão do país desde outubro. A notícia é do JN.

A igreja católica em Portugal não planeia procurar vítimas de abusos sexuais, ao contrário do que o Papa pediu. D. Manuel Clemente tem "disponibilidade" para ouvir "possíveis vítimas", mas não há um plano para ir ao encontro delas.

Na Andaluzia, as negociações à direita estão num impasse. Para viabilizar o governo regional, o Vox exigiu a expulsão de 52 mil migrantes, retirar aspetos da autonomia e cortar subvenções a ONGs. O PP disse que as exigências são "inaceitáveis" mas as conversas vão prosseguir.

Rui Vitória vai voltar a defrontar Jorge Jesus — mas na Arábia Saudita. O ex-treinador do Benfica assinou contrato com o Al-Nassr.


Os nossos Especiais

“A Venezuela tornou-se o sonho de Pablo Escobar.” Na véspera de Nicolás Maduro começar um novo mandato como Presidente, o Edgar Caetano falou com Russ Dallen — o americano tem uma empresa de investimentos no país e é considerado um “sicário financeiro” pelo regime. Garante que a Venezuela podia ser o país mais rico do mundo, mas a miséria geral agrava-se de dia para dia.

 
A nossa Opinião

Maria João Avillez escreve "D de desmazelo": "Se alguém procedesse à contabilidade dos estragos de dimensão nacional pelo 'deixa andar–esqueci-me–tanto faz–logo se vê–espera-se um bocadinho–não há-de ser nada', chegaria a resultados devastadores".

Tiago Dores escreve "O Programa do Marcelo": "Se em Portugal sempre tivemos razões de queixa da ingerência dos governos na programação do canal público, agora temos um Presidente que se intromete na programação dos canais privados. Refrescante".

Maria João Marques escreve "Marcelo e o populismo benigno": "Quanto a Cristina Ferreira podem arvorar-se em grandes puristas do sentido de Estado que Marcelo fez muito bem. Porque foi genuíno, estava a falar com os seus súbditos e não fez nada de extraordinário".

André Abrantes Amaral escreve "O Papa Francisco, o ir à igreja e o ser ateu": "O que o Papa afirmou foi que se é para odiar não vale a pena ir à Igreja. Que se é para odiar mais vale ser ateu porque para Francisco, por muito que nos custe entender, os ateus têm tendência a odiar".

Manuel Villaverde Cabral escreve "Feliz Ano Novo!": "O Brexit e a instabilidade permanente da cena internacional, desde os Estados Unidos à Rússia e ao Brasil, já dificilmente serão compensados pelo turismo e pela especulação imobiliária em Portugal".


Notícias surpreendentes
 
Nuno Agonia é um dos YouTubers mais influentes do país, com 1,1 milhões de subscritores. Visitámos o estúdio dele para falar sobre a sorte, o sucesso e o trabalho — e sobre uma tuberculose que lhe mudou a vida.

O escritor francês (de 50 anos) Yann Moix disse numa entrevista que o corpo de uma mulher de 50 anos "não é extraordinário de todo" e que se sente "incapaz" de amar uma mulher com esta idade por ser "demasiado velha". Seguiu-se, naturalmente, uma polémica.

Vêm aí novidades literárias: a Quetzal vai publicar os contos completos de Susan Sontag e os Prémio Camões Mia Couto e Germano Almeida vão novos livros no final do ano, editados pela Caminho.
 
Já sabe que foi lançado o Observador Premium, o novo programa de assinaturas do Observador. Pode saber aqui tudo sobre a forma de funcionamento das subscrições.
E há outra novidade: a nova revista de Lifestyle do Observadorjá está nas bancas. 
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
ObservadorEleito melhor jornal generalista 2018
©2019 Observador On Time, S.A.
Rua João Saraiva, n. 7, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário