terça-feira, 8 de janeiro de 2019

Piscina de Vieira de Leiria em funcionamento






A Piscina Municipal de Vieira de Leiria reabriu ao público no passado dia 4 de janeiro, após a conclusão das obras de requalificação e eficiência energética levadas a cabo pela Câmara Municipal da Marinha Grande.

Para assinalar a conclusão das obras, realizaram-se uma visita às instalações, treino / prova simulada em 5 pistas com atletas da Secção de Competição do IDV e demonstração de aulas de hidroginástica e treinos de natação de adultos e crianças.

A visita ao equipamento desportivo foi presenciada pela presidente da Câmara, Cidália Ferreira; pelos vereadores Carlos Caetano e Célia Guerra; pelo presidente do Industrial Desporivo Vieirense, Nuno Simões; pelo vice-presidente da Federação Portuguesa de Natação (FPN), Alexsander Esteves; pelo presidente da Associação de Natação de Leiria, Edgar Oliveira; pelo coordenador pedagógico da Piscina, Tiago Ribeiro; e outros elementos dos órgãos sociais do IDV.

Para a presidente da Câmara, Cidália Ferreira, "este é um equipamento municipal no qual realizámos num forte investimento para a obtenção de uma maior eficiência energética e, consequentemente, poupança financeira".

A requalificação da Piscina de Vieira de Leiria "demonstra a preocupação do Município em proporcionar condições para a prática de atividade física a toda a população, uma vez que este equipamento está disponível para todos os munícipes do concelho e não apenas para a freguesia de Vieira de Leiria".

Cidália Ferreira recordou que “o Município da Marinha Grande foi pioneiro no País, na prática da natação, disponibilizando a modalidade aos alunos das escolas do concelho desde 1976”.

Aquando da reabertura da Piscina, o vice-presidente da FPN distinguiu a Escola de Natação do Industrial Desportivo Vieirense com o certificado da qualidade de grau ouro, pelos resultados da escola de natação na passagem para o nível competitivo; competências aquáticas dos alunos; participação de eventos não federados e federados: formação contínua; e partilha de práticas.

A empreitada inicial relativa à eficiência energética foi adjudicada por 329.417,38€, a que acresce IVA à taxa legal em vigor. Realizaram-se ainda trabalhos imprevistos decorrentes da execução da empreitada e dos estragos da tempestade Leslie, o que totalizou um investimento de 412.624,31 euros, mais IVA. 

Pretendeu-se repor as condições funcionais e de segurança deste equipamento desportivo e realizar uma intervenção de alteração e modernização de equipamentos eletromecânicos com o objetivo de racionalizar os consumos de energia e aumentar a sua eficiência energética.

Nenhum comentário:

Postar um comentário