quinta-feira, 21 de março de 2019

Em Cantanhede| “Beatriz, a árvore feliz” apresentado na Biblioteca Municipal


Mais de 100 alunos assistiram à apresentação editorial de “Beatriz, a árvore feliz”, livro infantojuvenil de autoria de Carmen Zita Ferreira, que decorreu no auditório da Biblioteca Municipal de Cantanhede, no dia 18 de março. Na sessão da manhã, participaram os alunos dos 3º e 4º anos da Escola Básica de Cantanhede sul e a sessão da tarde, contou com a presença dos alunos dos 4º anos, do Centro Escolar de Cantanhede.
A iniciativa decorreu no âmbito das comemorações do Dia Internacional das Florestas (21 de março) e o Dia Mundial da Água (22 de março), que se assinalam no Município de Cantanhede com a realização da Semana da Floresta 2019, através da qual se desenvolvem um conjunto de ações de educação ambiental, especialmente orientadas para crianças e jovens em idade escolar.
No decurso da sessão da tarde, a mesa de honra contou com a presença, para além da autora, de Catarina Amorim, técnica do Gabinete Técnico Florestal e de Pedro Cardoso, vice-presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, que se congratulou com “esta iniciativa que, se reveste do maior interesse para as gerações mais novas, conciliando a sensibilização para a importância da conservação das florestas com a promoção da leitura e do livro”, e elogiou a autora “pelo seu excelente trabalho na escrita, particularmente na literatura infantojuvenil e, sobretudo, pela sensibilidade ecológica demonstrada na obra até agora publicada”. O autarca fez questão, ainda, de enaltecer a escritora “pela qualidade dos seus livros, três dos quais recomendados pelo Plano Nacional da Leitura”. 
No decurso de cada sessão, foi possível ouvir a história “Beatriz, a árvore feliz”, contada por três técnicas da Biblioteca Municipal, a que se seguiu uma pequena palestra sob a temática Árvores e Florestas, especialmente elaborada pelo Gabinete Técnico Florestal do Município e direcionada para as crianças presente. Após a breve conversa, procedeu-se à plantação de dois sobreiros no Parque de São Mateus, em Cantanhede.

Sobre Carmen Zita Ferreira
A autora Carmen Zita Ferreira nasceu em Ourém, em 1974. Licenciada Línguas e Literaturas Modernas – Estudos Portugueses pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, possui Pós-graduações no Ramo de Formação Educacional e em Cultura Portuguesa Contemporânea.
É Mestre em Ciências Documentais, na variante de Bibliotecas e Centros de Documentação, pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias de Lisboa, com a Dissertação “Biblioterapia aplicada a idosos: um novo desafio para as bibliotecas públicas portuguesas” (2013). 
Em 2010, estreou-se na Literatura Infantil e Juvenil, com o livro “O Bicho de sete cabeças – História de uma eleição democrática”, ilustrado por Sandra Serra e recomendado pelo Plano Nacional de Leitura (para apoio a projetos relacionados com Cidadania). Publicou em 2004 o livro de poesia “Jogo de Espelhos” e em 2006, “Do mar grande e doutras águas”. Em 2013, editou o livro de poesia para a infância “Dois dedos de conversa”, ilustrado por Sara Cunha. Em 2015, editou o livro “O Pequeno Trevo vai à escola”, ilustrado por Bruno Gaspar e, em janeiro de 2016, o livro “O Morcego Bibliotecário, ilustrado por Paulo Galindro (também recomendado pelo PNL). Em 2017, Carmen Zita Ferreira editou o livro “Beatriz, a árvore feliz”, ilustrado por Hélder Barbosa.
Em 2018, participou na Antologia Poética "Os Direitos das Crianças", que conta com capa do ilustrador João Vaz de Carvalho e com a participação de 18 poetas portugueses, galegos e brasileiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário