quinta-feira, 21 de março de 2019

ÉVORA | Milhar e meio de “papa-léguas” invade Évora



Mais de 1500 crianças, de diversos níveis de ensino do concelho de Évora, irá participar na Caminhada das Escolas - Serpente Papa-léguas, agendada para o dia 5 de Abril (sexta-feira), numa iniciativa que visa incentivar as crianças e seus pais a refletirem sobre as suas escolhas de mobilidade e a andar a pé, de bicicleta ou de transporte público, como alternativa ao uso do automóvel.

Esta caminhada, integrada na programação do Desafio Pela Saúde, que decorre de 5 a 7 de Abril, destina-se a alunos, professores e auxiliares, na sequência do Jogo de Mobilidade Sustentável Serpente Papa-Léguas, que as escolas têm vindo a praticar.

A caminhada, na extensão de três quilómetros, com inicio a agendado para as 10h00, na Praça de Giraldo, irá percorrer as seguintes artérias: Praça do Giraldo> Templo Romano> Páteo de S. Miguel> Rampa de S. Miguel> Largo dos Colegiais > Universidade > Av. da Universidade > Porta de Avis > R. do Muro > Aqueduto Água de Prata > R. Cândido dos Reis > Lg. Luis de Camões > R. do Salvador > Pr. do Sertório >Tv. do Sertório > R. Nova > Praça do Giraldo.

A Serpente Papa-Léguas – Jogo da Mobilidade é uma campanha criada para incentivar as viagens sustentáveis nas idas para a escola (a pé, de bicicleta ou de transportes públicos), e que tem as crianças e os seus pais como o principal público-alvo. A campanha consiste num jogo de fácil implementação e, além de participar no jogo, cada escola aderente é encorajada a organizar outras atividades e a proporcionar ações educativas sobre segurança rodoviária e mobilidade, questões ambientais e de saúde.

Começando como um projeto relativamente pequeno na Flandres (Bélgica), a Serpente Papa-Léguas evoluiu para uma campanha de âmbito europeu ao longo dos anos, com cada vez mais escolas e países a aderir ao jogo. Os resultados mostraram que a campanha aumenta com sucesso a utilização de modos de transporte sustentáveis e reduz a emissão de CO2.

Para a presente edição da Caminhada das Escolas - Serpente Papa-léguas, que terminará com uma aula de zumba, a Câmara Municipal de Évora está a contar com a participação de 16 escolas, num total de 75 turmas, com o número de caminheiros a rondar os 1500 (alunos, professores e auxiliares).

Os alunos participantes, que terão assim uma oportunidade de valorização das respetivas aprendizagens sobre sustentabilidade e património, será entregue uma pequena brochura intitulada “património na algibeira”, da responsabilidade de professores dos Agrupamentos de Escolas de Évora, bem como do historiador Francisco Bilou, entre outras entidades tais como CME, ASCES Saúde Escolar, DGEST, PSP/ GNR Escola Segura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário