
Esta equipa irá participar nas operações de socorro na sequência do ciclone Idai que afetou este país. A missão, coordenada pela ANPC, segue a bordo de um avião C-130 da Força Aérea Portuguesa que partirá do AT 1 (Aeroporto Militar de Figo Maduro) esta noite, pelas 22 horas.
Portugal disponibiliza também um conjunto de materiais destinados a apoiar as populações afetadas (kits alimentares, kits de higiene e esteiras). A bordo do C130 seguem, ainda, equipamentos de apoio logístico à missão portuguesa, mas também de apoio à missão consular do Ministério dos Negócios Estrangeiros e de apoio ao Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses.
A ajuda humanitária, que decorre do pedido de assistência internacional formulado pelas autoridades Moçambicanas via Mecanismo de Proteção Civil da União Europeia, enquadra-se no auxílio externo que Portugal tem vindo a prestar no âmbito do esforço internacional de ajuda Moçambique.
Encontra-se em aprontamento uma segunda equipa multidisciplinar alargada que integra elementos da Força Especial de Bombeiros, da Guarda Nacional Republicana e Bombeiros de corporações do distrito de Santarém, além de diverso material de apoio a emergências, que previsivelmente partirá amanhã, dia 22 de março, para Moçambique.
Nenhum comentário:
Postar um comentário