segunda-feira, 6 de maio de 2019

Águeda | Artista Aguedense cede bens culturais à Câmara Municipal de Águeda


Foi assinado um acordo de cedência temporária de bens culturais, no passado dia 30 de abril, entre a artista Maria Antónia Martins de Melo Sereno (Maria Melo) e o Presidente da Câmara Municipal, Jorge Almeida, numa cerimónia que contou ainda com a presença da Vereadora da Cultura, Elsa Corga, e vários familiares e amigos da artista.
Em novembro de 2018, Maria Melo contactou a Autarquia com o desejo de, sem qualquer fim lucrativo, partilhar o seu trabalho com o intuito desta, usando os meios que tem ao seu alcance, divulgar, promover e valorizar o seu legado artístico de cerca de 20 anos. Maria Melo também tem intenção de deixar em testamento todas as obras de artes plásticas de sua exclusiva autoria à Câmara de Águeda.
Nascida em Águeda em 1948, Maria Melo passou por várias formações de arte, tais como na Sociedade de Belas Artes em Lisboa, onde desenhou sob a orientação dos mestres Eurico Gonçalves, Jaime Silva e Quintino Sebastião, e mais tarde na Escola de Arte Sr. Lucas Academie, na Antuérpia, para uma especialização em Gent. A artista expôs a sua arte em Portugal, Bélgica e Holanda. Assim, Maria Melo tem feito uma média de duas exposições por ano e a sua obra continua a crescer.
Após a assinatura, Maria Melo comentou com os membros da Autarquia, que “agora passarão a cuidar dos meus 840 filhos”, e que “não poderia deixá-los em outro sítio”, dado que nasceu e cresceu no concelho e o próprio tem dado atenção às suas criações artísticas.

Em abril de 2018, Maria Melo teve patente no Centro de Artes de Águeda a exposição “Voar – Juntos no Sonho da Roda”. A artista vai regressar em dezembro de 2019 com novas obras e novos métodos de ilustração e pintura, que terão como temática a sua história de infância enquanto vivia no concelho de Águeda.
Sobre o acordo, Jorge Almeida, Presidente da Câmara Municipal, referiu: “A Autarquia está consciente da importância da obra dos artistas do concelho”, acrescentando que a cerimónia de assinatura “decorreu num ambiente familiar e que esperamos que demore muitos anos até que esse legado passe definitivamente para a Câmara Municipal.”
Já Elsa Corga, Vereadora da Educação da Câmara Municipal, comenta que “é uma grande honra para este Município ter sido escolhido para cuidar e divulgar este património artístico”, realçando o acordo como uma “mais valia na cultura e nas artes de Águeda”. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário