quinta-feira, 30 de maio de 2019

CHBM | Investimento de 2,8 M€

Investimento destina-se a aquisição de novo acelerador linear.
O Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM) vai adquirir um novo acelerador linear, num montante total de cerca de 2,8 milhões de euros (M€), ao abrigo do Programa Operacional Lisboa2020. O concurso público de aquisição deste equipamento publicado ontem, dia 14 de maio.
«Modernizar para melhor cuidar II» foi o lema da candidatura, apresentada em janeiro último, que prevê a aquisição de um novo acelerador linear para o Serviço de Radioterapia, para substituição do atualmente existente que se encontra desajustado devido à evolução técnica e científica dos últimos anos, de acordo com o centro hospitalar.
De acordo com o centro hospitalar, o novo acelerador linear permitirá aumentar a capacidade de resposta interna para tratamentos complexos, através da realização de técnicas de radioterapia estereotáxica fracionada (SBRT), de radioterapia de intensidade modulada (IMRT) e de radioterapia guiada por imagem (IGRT). Com este equipamento será possível aumentar a precisão do tratamento a realizar e a dose de radiação no volume a tratar, reduzir o tempo de tratamento e diminuir os efeitos secundários.
Segundo a Rede Nacional de Especialidade Hospitalar e Referenciação de Radioterapia o Serviço de Radioterapia do CHBM, o novo equipamento dá resposta às necessidades dos doentes do foro oncológico com indicação para tratamentos de radioterapia da área da Península de Setúbal (CHBM, Hospital Garcia de Orta e Centro Hospitalar de Setúbal), sendo que desde agosto de 2016, por Despacho do Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, passou também a dar resposta aos doentes da área de referenciação do Hospital de Vila Franca de Xira, representando uma cobertura assistencial de mais de 1 milhão de habitantes.
A Rede Nacional de Especialidade Hospitalar e Referenciação de Radioterapia o Serviço de Radioterapia do centro hospitalar iniciou a sua atividade em maio de 2005 e foi o primeiro serviço público a dispor desta terapêutica a sul do rio Tejo. Na sua abertura dispunha de um acelerador linear, tendo sido instalado o segundo equipamento em 2010. O Serviço de Radioterapia encontra-se certificado desde 2009, através da norma ISO 9001:2008, tendo realizado 24.421 tratamentos em 2018.
Recorda-se que o Programa Operacional Lisboa2020 é um programa operacional da União Europeia através do qual é possível adquirir novos equipamentos e substituir outros já existentes, em determinadas áreas definidas, com o objetivo de melhorar a qualidade dos cuidados prestados aos utentes, bem como as condições de trabalho dos profissionais de saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário