quarta-feira, 8 de maio de 2019

Olhão recebe comemorações do Dia da Europa

Olhão será o palco das comemorações, no Algarve, do Dia da Europa, que se assinala na próxima quinta feira, 9 de maio. Com atividades em vários espaços da cidade, esta é uma organização do Município de Olhão e da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve.
Estão previstas iniciativas para diferentes públicos e idades, que se prolongam por todo o dia, com destaque para o encontro Mar sem plásticos – diálogo com cidadãos: O que eu posso fazer pela Europa?, que decorre a partir das 15h30 nos Mercados Municipais, ou para o Concerto pela União, pelos professores do Conservatório de Olhão, na Igreja Matriz, a partir das 21h00, espetáculo que encerra as atividades deste dia.
As comemorações do Dia da Europa têm início às 10h00, junto ao Auditório Municipal de Olhão, com a cerimónia protocolar do hastear da bandeira ao som do Hino da Europa, seguindo-se a visita a obras que contaram com o apoio de fundos europeus.
Paralelamente decorrem, a partir das 10h30, atividades dedicadas aos jovens, através do Programa Jovem/Escolar: Eu e a Europa, em espaços tão variados como o próprio Auditório Municipal, a Biblioteca Municipal José Mariano Gago, a Casa da Juventude ou a Escola Secundária Dr. Francisco Fernandes Lopes. Haverá ainda o Programa para Todos, com o tema O que a Europa faz por mim, que contempla iniciativas nos Largos das Lendas, no Museu Municipal e no Largo da Restauração.
Zumba e Duo Double T, com coreografias e músicas de artistas europeus e que contam com a colaboração da ASMAL – Fórum Sócio Ocupacional de Faro, decorrem na zona ribeirinha de Olhão (junto ao ginásio ao ar livre), a partir das 14h30.
A Europa nas nossas montras, mostra-se no comércio local a partir das 17h00, numa colaboração com a ACRAL, sendo outra das atividades previstas para este Dia da Europa que decorre em Olhão e do qual também é parceiro o Centro de Informação Europe Direct do Algarve e o Programa Operacional CRESC ALGARVE 2020.
O Museu Municipal de Olhão – Edifício do Compromisso Marítimo, acolhe, a partir das 18h30, a sessão Ler a Europa, que inclui a apresentação do livro A crítica da razão europeia, com a presença do autor António Covas. Durante todo o dia estará patente neste espaço municipal a exposição Pintar a Europa, que exibe trabalhos feitos por crianças sobre a Europa e, no Largo da Restauração, defronte do Museu, uma tela gigante convida quem quiser a pintar e/ou deixar o seu testemunho sobre o que é para si a Europa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário