sexta-feira, 28 de junho de 2019

Colaboração entre cidadãos e SNS

“Esta é a altura de passar da retórica à prática, apelou a Ministra da Saúde, na sessão de abertura do I Encontro Participação dos cidadãos no Serviço Nacional de Saúde que decorreu esta manhã, no Infarmed. No dia em que cumpriu oito meses em funções, Marta Temido lembrou que esta foi a primeira vez que se conseguiu sentar com as associações representativas de doentes, independentemente do trabalho que tem vindo a ser feito pelo seu gabinete.
A Ministra da Saúde reconheceu que a “ voz dos doentes, ainda que muitas vezes incómoda, traz consigo uma ajuda importante para o nosso trabalho de resolução de problemas”.  Assim, considerou que quanto “maior o debate, a troca de ideias, melhor será o conhecimento das necessidades locais e regionais e melhor será a resposta do SNS”.
Agradecendo todo o trabalho feito no sentido de fortalecimento do SNS, Marta Temidoapelou, ainda, a uma maior colaboração entre as instituições públicas e as associações, enquanto representantes dos doentes, e lançou um desafio: “valeria a pena pensar num mecanismo do tipo ‘Orçamento Participativo’ destinado a estas associações que lutam, muitas vezes, com problemas de financiamento”.
O I Encontro relativo à Participação dos Cidadãos no SNS permitiu um amplo debate em torno das questões que preocupam as várias associações de doentes. Contou, também, com a moderação e os contributos de José Pereira Miguel, de Henrique Barros, e de Sofia Crisóstomo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário