sexta-feira, 28 de junho de 2019

Politica | Deputados aprovam contratos de muito curta duração até 35 dias em todos os setores

Resultado de imagem para Deputados aprovam contratos de muito curta duração até 35 dias em todos os setores
O alargamento dos contratos de muito curta duração de 15 para 35 dias e a generalização a todos os setores foram ontem aprovados no parlamento com os votos favoráveis do PS e do PSD e a abstenção do CDS-PP. 
As alterações ao Código do Trabalho propostas pelo Governo e pelos vários partidos foram votadas esta tarde no âmbito no grupo de trabalho parlamentar de revisão da lei laboral e as votações continuam na quarta-feira. O objetivo é que a votação final global aconteça até 19 de julho, último plenário antes das férias parlamentares.
De acordo com a norma aprovada, o contrato de trabalho de muito curta duração para “fazer face a acréscimo excecional e substancial da atividade de empresa”, pode durar até 35 dias, “nomeadamente” no setor agrícola ou do turismo em atividade sazonal e não está sujeito a forma escrita, cabendo ao empregador “comunicar a sua celebração ao serviço competente da segurança social”.
Na prática, a norma permite alargar os contratos de muito curta duração a todos os setores, como admitiu o deputado do PS Tiago Barbosa Ribeiro durante as votações.
Esta medida, que mereceu votos contra do PCP e do BE, estava prevista no acordo de Concertação Social assinado em maio de 2018 entre o Governo, as confederações patronais e a UGT.
Já a proposta do PS que previa a possibilidade de contratos de muito curta duração "em atividade sazonal agrícola ou do turismo, bem como em setores correlacionados" foi chumbada com o voto contra de todos os partidos à exceção dos socialistas.
O deputado do CDS-PP António Carlos Monteiro considerou que a proposta dos socialistas iria "fragilizar" o que está no acordo de Concertação Social, enquanto a deputada do PSD Clara Marques Mendes sublinhou que "não respeita o acordo".
Por sua vez, Tiago Barbosa Ribeiro defendeu que a proposta dos socialistas tinha como objetivo restringir a dois setores - ao agrícola e ao do turismo - os contratos de muito curta duração, pelo que estranhou o chumbo da mesma.
"Com a proposta o PS quer manter nos dois setores [os contratos de muito curta duração] sem ter perspetiva de alargamento a outros setores de atividade", reforçou Tiago Barbosa Ribeiro.
Para a deputada do PCP Rita Rato, os contratos de muito curta duração "são uma aberração", pelo que mereceram o voto contra dos comunistas.
Também José Soeiro, do BE, defendeu que esta é "uma norma regressiva, uma janela de precarização que é aberta" e foi uma das medidas, além do alargamento do período experimental, que levou os bloquistas a votarem contra a proposta do Governo na generalidade.
Tiago Barbosa Ribeiro defendeu, por outro lado, que "os contratos de muito curta duração têm como alternativa a informalidade".
A proposta do Governo que altera o Código do Trabalho foi aprovada na generalidade, há um ano, com os votos favoráveis do PS, a abstenção do PSD, CDS-PP e PAN, e a rejeição do BE, PCP e PEV.
Lusa

Nenhum comentário:

Postar um comentário