sexta-feira, 28 de junho de 2019

Alentejo | Apresentação do Relatório da Evolução do Turismo na cidade de Évora


No âmbito do processo de discussão sobre a eventual implementação de uma taxa turística sobre as dormidas no Concelho de Évora, foi apresentado ontem, dia 27 de junho, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, o Relatório da Evolução do Turismo na Cidade de Évora.
Para além de ilustrar a preocupação do Município e da Universidade com a recolha e tratamento de informação sistematizada no domínio do turismo, o relatório pretende ser um documento de suporte ao debate sobre todas as questões associadas a esta matéria. Fica assim cumprido o compromisso assumido pelo Presidente da Câmara na reunião com empresários do subsetor do turismo que teve lugar no passado dia 9 de abril, que marcou o início da discussão. Ainda sem qualquer decisão tomada quanto à eventual implementação da taxa turística, a apresentação deste estudo constitui mais um passo importante do processo de auscultação e reflexão que a Câmara Municipal entendeu promover, envolvendo como parceiras de discussão todas as entidades interessadas, quer sejam instituições públicas ou agentes privados ligados ao turismo.
Do documento apresentado pode desde já concluir-se, entre outros dados, pela forte evidência de um crescimento significativo nos últimos cinco anos no que respeita ao fluxo turístico. A estatística mostra grande evolução positiva tanto em número de dormidas como em número de hóspedes. De igual modo cresceu a oferta turística, demonstrando adequado acompanhamento por parte da iniciativa empresarial do setor.
Em breve estará disponível para consulta a versão final deste estudo, que resultou do trabalho realizado pela Universidade de Évora (CIDEHUS – Tourism Creative Lab) e que contou com a coordenação científica e técnica dos professores Jaime Serra, Joana Lima, Noémi Marujo e Maria do Rosário Borges.
Na sessão de apresentação, em que estiveram presentes os representantes dos operadores turísticos de Évora, o Presidente da Câmara Municipal, Carlos Pinto de Sá, salientou a importância deste trabalho como ferramenta fundamental no processo de discussão sobre a eventual implementação da taxa turística no Concelho de Évora. O Presidente teve ainda oportunidade de agradecer aos académicos responsáveis pelo estudo, tendo referido ser este mais um excelente exemplo de colaboração institucional entre a autarquia e a Universidade de Évora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário