quarta-feira, 10 de julho de 2019

Politica | COMUNICADO CÂMARA MUNICIPAL MARINHA GRANDE

Resultado de imagem para Presidente da Câmara  Cidália Ferreira
Como presidente de Câmara, desde o primeiro momento que tenho lutado para que os marinhenses tenham mais e melhores serviços de saúde. Para o efeito, tenho exercido pressão junto da administração regional de saúde e do governo para se resolverem os problemas do sistema de saúde no concelho da Marinha Grande, seja pela contratação de médicos e administrativos, seja pela requalificação do Centro de Saúde. Recentemente alcançámos o primeiro objetivo: médicos em número suficiente para todos os utentes do concelho; e iniciámos igualmente o outro objetivo, as obras de requalificação do Centro de Saúde.
Para que estas obras fossem uma realidade, a Câmara Municipal disponibilizou-se para colaborar com a ARS Centro. Nesse sentido, assumimos a responsabilidade de fazer o procedimento de contratação pública da empreitada, o acompanhamento técnico e fiscalização da execução e, ainda, a candidatura a fundos comunitários para o seu financiamento. Assumimos ainda o encargo financeiro de 50% do valor não financiado pelos fundos europeus, sendo que a obra no total ascende a mais de um milhão de euros.

À ARS Centro, enquanto entidade gestora do Centro de Saúde coube a responsabilidade de fazer o projeto da obra e o planeamento da sua execução, tendo presente que seria sempre necessário assegurar o funcionamento dos serviços de saúde abertos à população.

Na última semana, tomei conhecimento das dificuldades com que os profissionais e utentes do Centro de Saúde se deparam, estando em causa a sua segurança e bem estar físico e até psicológico. Por isso mesmo, remeti no dia 4 de julho um ofício à Sr.ª Presidente da ARS Centro com conhecimento ao Sr. Diretor do ACES Pinhal Litoral e demais responsáveis do Centro de Saúde da Marinha Grande, onde dei conta da nossa preocupação e solicitei a intervenção rápida daquela entidade para encontrar uma solução que permita dar continuidade à obra sem prejuízo da salvaguarda do bem estar e da segurança quer dos profissionais quer dos utentes.

Hoje mesmo voltei a manifestar pelo telefone à Srª Presidente da ARS Centro as nossas preocupações tendo ainda partilhado as mesmas com o deputado eleito pelo distrito de Leiria e membro da Comissão Parlamentar de Saúde, António Sales. O que pedi não foi mais do que aquilo que já anteriormente havia reclamado: uma solução urgente para este problema, o que para mim passará pela instalação de contentores que acolham os serviços provisoriamente.

Estou solidária com os profissionais e utentes do Centro de Saúde e acredito que todos eles tanto quanto eu desejam ver realizadas estas obras mas este desiderato não pode nunca ser alcançado à custa da sua própria saúde e segurança.

A Presidente da Câmara
Cidália Ferreira


Nenhum comentário:

Postar um comentário