quinta-feira, 19 de setembro de 2019

Município de Évora assinala Dia Internacional da Paz

“Defender a Paz contra as Armas Nucleares” – é a exposição promovida pela Câmara Municipal de Évora em parceria com o Conselho Português para a Paz e Cooperação, que leva uma vez mais o Município de Évora a associar-se às comemorações do Dia Internacional da Paz.

Para além de marcar a importância simbólica deste dia, instituído em 2002 pela Assembleia Geral das Nações Unidas, e que se celebra em todo o mundo no próximo sábado, 21 de setembro, a exposição agora anunciada surge na sequência das diversas iniciativas que têm deixado clara a posição inequívoca do Município de Évora na defesa da Paz no Mundo face às sucessivas ameaças de violência que têm vindo a surgir à escala global. Destas são exemplo os recentes testes nucleares realizados pelos Estados Unidos da América, a propósito dos quais a Câmara Municipal de Évora se associou publicamente à iniciativa da “Mayors for Peace”, uma organização que integra 7.700 Presidentes de Municípios de outras tantas cidades espalhadas por todo o Mundo, entre as quais Évora, assumindo total identificação com a carta de protesto enviada por esta organização ao Presidente Donald Trump.

A preocupação com a paz no mundo é partilhada em Évora, cidade onde também por iniciativa do Município se realizou a deposição de sementes de árvores sobreviventes à bomba atómica de Hiroshima, um ato simbólico de enorme significado associado ao tema adotado para a Feira de S. João 2018: “Évora Pela Paz”.

O envolvimento ativo do Município de Évora nas organizações “Mayors for Peace” e “Movimento de Municípios pela Paz” enquadra a realização desta exposição evocativa subordinada ao tema “Defender a Paz contra as Armas Nucleares”, cuja organização foi possível graças à colaboração do Conselho Português para a Paz e Cooperação.

A inauguração terá lugar na próxima sexta-feira, 20 de setembro, às 17h30, na “Black Box” – edifício dos Paços do Concelho. A exposição poderá ser visitada até ao dia 30 de setembro, de segunda a sexta, das 09h às 17h30.

Nenhum comentário:

Postar um comentário