quinta-feira, 19 de setembro de 2019

Livros | Apresentação editorial do livro de Virgínia dos Santos Silva em Ançã

“Ançã – Origem. Gentes. Inquisição” é o título do livro de Virgínia dos Santos Silva que vai ser apresentado no próximo sábado, 21 de setembro, no Quintal da Fonte, em Ançã.
A apresentação estará a cargo de Carlos Alberto Poiares, Professor Catedrático da Faculdade de Psicologia da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, que no prefácio refere tratar-se de uma obra que “transporta o leitor para a História e as paisagens geográficas, humanas e sociais de Ançã, revelando-se um magnífico GPS para o conhecimento da terra de Jaime Cortesão. Trata-se, efetivamente, de um livro que fascina desde as primeiras páginas, quer pela escrita direta que a autora utiliza e domina, quer pelo aprofundamento e riqueza com que muitos temas são trabalhados, evidenciando a sua formação de historiadora”, sublinha.
Editado com apoio da Junta de freguesia de Ançã e do Município de Cantanhede, “Ançã – Origem. Gentes. Inquisição” tem outro prefácio assinado por José Alberto Gomes Machado, Professor Catedrático da Universidade de Évora, que classifica o livro como precioso, destacando o facto de se tratar de um trabalho que, assentando numa “rigorosa pesquisa documental, efectuada pela autora nos arquivos de Coimbra e de Lisboa”, “descreve percursos, lança luz sobre o passado, evoca personagens esquecidas, identifica edifícios, interpreta obras de arte, refere circunstâncias que deixaram traços marcantes.” Para aquele académico, “a partir de agora, Ançã passará, no conhecimento colectivo, a ser mais que a sua famosa pedra e o seu celebrado bolo”.
Virgínia dos Santos Silva nasceu no ano de 1937, em Lisboa, onde exerceu nos últimos anos o cargo de Bibliotecária e Relações Públicas, no Centro Regional de Segurança Social de Lisboa, até à sua aposentação. Concluiu o bacharelato e licenciatura em História e pós-graduação em Ciências Documentais pela Universidade de Lisboa. Frequentou cursos de formação em Psicologia, na mesma universidade, e em Relações Públicas. No campo da Arte, frequentou vários cursos, inclusive na ARCO, em Lisboa. Em 1996, fixou a sua residência em Ançã, terra natal dos seus ascendentes pelo lado materno, onde tem participado na dinâmica social e cultural da vila histórica.
Mira Online 


Nenhum comentário:

Postar um comentário