quinta-feira, 19 de setembro de 2019

Região Centro | Programa Newton apoia projetos tecnológicos na área do turismo na Região Centro


17 empresas foram selecionadas, de entre quase cem candidaturas, para a 3.ª edição (?) fase de um programa que potencia a criação e apresentação de novas ideias e startups no setor do turismo. Até ao momento, o Newton assinala a criação de 7 novas empresas e 30 novos postos de trabalho.

A terceira edição do Programa de Aceleração Newton — New Opportunities Network, promovido pela Rede de Incubadoras da Região Centro (RIERC), com o apoio do Turismo de Portugal e Turismo Centro de Portugal, começa no próximo dia 25 de setembro e termina no dia 4 de dezembro com a apresentação de propostas no Demo Day, a realizar no Instituto Pedro Nunes (IPN).

O Newton é um programa de aceleração que tem como objetivo estimular a inovação e o empreendedorismo na Região Centro, através do incentivo à criação e apresentação de novas ideias e startups no setor do turismo. Até ao momento, o Newton assinala a criação de 7 novas empresas e 30 novos postos de trabalho.

As 17 equipas selecionadas para esta terceira edição, de um total de 96 projetos submetidos, vão ser acompanhadas individualmente por mentores das várias incubadoras da RIERC, e participar em workshops dirigidos por formadores do Instituto Pedro Nunes (IPN) e da Universidade de Aveiro, sobre idealização, modelos de negócio, desenvolvimento de produto, marketing, investimento e financiamento. Os projetos participantes recebem um apoio financeiro de até 2.500€ para realização de protótipo e validação no terreno.

Os prémios finais, destinados aos três melhores projetos, serão atribuídos em serviços de incubação, numa das incubadoras que integram a RIERC, e totalizam o valor de 5.000€. Carlos Cerqueira, diretor de inovação do Instituto Pedro Nunes, considera que o Newton “é, sobretudo, uma forma de ajudar projetos e empreendedores a chegar ao mercado”.

“Este projeto é, de facto, uma iniciativa que temos vindo a acarinhar com muito impacto. Já foram constituídas sete empresas e criados quase 30 postos de trabalho. Isso atesta a importância deste tipo de iniciativas”, sublinhou Paulo Santos, presidente do conselho executivo da RIERC e director da Incubadora do Instituto Pedro Nunes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário