terça-feira, 3 de setembro de 2019

Proença-a-Nova | Tigelada de Proença-a-Nova consolida marca de identidade do território


A tigelada de Proença-a-Nova é hoje uma marca consolidada do concelho de Proença-a-Nova. Um dos maiores contributos para esta promoção foi a participação no concurso 7 Maravilhas Doces de Portugal, onde chegou à Gala da Pré-Final, no dia 31 de agosto, em Ferreira do Zêzere, e, mesmo não tendo passado à fase final, “esta nossa participação faz parte de uma estratégia mais ampla e que é vencedora, porque agora temos outra dimensão que imprime compromisso de desenvolvimento e desafios: a nossa restauração deverá ter como oferta diária e de forma continuada a tigelada, a marca Proença-a-Nova Origem deverá ser potenciadora da sua comercialização que toma corpo através da Oficina da Tigelada e os nossos recursos - como a caprinocultura, a apicultura, a fruticultura e a indústria de ovos -, como atividades conexas, serão impactadas”, justifica o presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, João Lobo. 

Já anteriormente à participação neste concurso, a aposta do Município em 2019 tem sido a promoção daquela que é considerada a rainha da doçaria do concelho e que promove igualmente o território e outras atividades económicas a ela associadas. “Para além de promovermos a tigelada, estamos também a divulgar outros produtos que são fundamentais para a confeção daquele que é o doce mais típico do concelho, nomeadamente o mel e o leite de cabra, que lhe dá o seu sabor tão característico, e que são fileiras com peso crescente na economia municipal”, refere o presidente da autarquia. A tigelada de Proença-a-Nova foi a temática escolhida para a Festa do Município, o principal evento do calendário anual do município, onde também contou com a divulgação nacional e internacional do programa da TVI “Somos Portugal”. 

Ao longo de todas as fases das 7 Maravilhas Doces de Portugal foram desenvolvidas várias ações de promoção do doce, onde se destaca a presença no programa com maior audiência a nível nacional, “O Programa da Cristina”, na SIC. A food truck do Município viajou até à Feira dos Sabores do Tejo, em Vila Velha de Ródão, esteve no centro comercial Alma Shopping, em Coimbra, no Fórum Castelo Branco, no Jardim do Lago, na Covilhã, e na Piscina Praia, em Castelo Branco, entre outras iniciativas locais onde as pessoas puderam degustar o doce e conhecer as potencialidades turísticas de Proença-a-Nova. Também o Chef Hélio Loureiro, conhecido por defender a gastronomia nacional, apadrinhou a tigelada de Proença-a-Nova, e que se revelou uma peça fundamental na divulgação deste doce, reforçando a autenticidade no contexto da gastronomia local. “É assim que fazemos parte deste todo que é o doce, a tigelada de Proença-a-Nova, que agora tem estatuto de representação do nosso concelho”, acrescenta João Lobo. Recorde-se que a tigelada de Proença-a-Nova integra ainda o livro “Um doce pecado”, publicado no âmbito deste concurso e que reúne 140 doces finalistas distritais.


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