terça-feira, 3 de setembro de 2019

Caldas da Rainha | 5 de Setembro no Parque D. Carlos I - “INTERFOLK” TRAZ O FOLCLORE DO MUNDO ÀS CALDAS DA RAINHA

No próximo dia 5 de Setembro, o Parque Dom Carlos I vai ser palco do festival internacional de folclore – Interfolk – que vai animar a cidade com as apresentações de ranchos locais e internacionais, provenientes da Croácia e Colômbia.

Estes dois grupos vão passar pelas Caldas da Rainha a convite dos Ranchos Folclóricos Ceifeiros da Fanadia e Azeitoneiros de Alvorninha, no âmbito de uma digressão que estão a fazer pelo nosso país.

Pelas 21H30 do dia 5 de Setembro, 160 bailarinos irão apresentar as suas coreografias ao som da música popular de cada um dos países.

O evento resulta de uma co-parceria com o Festival Internacional de Folclore Celestino Graça, de Santarém, é é organizado em conjunto pelo Rancho Folclórico e Etnográfico “Os Azeitoneiros” de Alvorninha e “As Ceifeiras” da Fanadia, com o apoio do Município das Caldas da Rainha, União de Freguesias de Nª Sr.ª Pópulo, Coto e S. Gregório e Junta de Freguesia de Alvorninha.
Os grupos organizadores também actuam no evento, com recriações etnográficas de actividades rurais e do quotidiano religioso e profano.

A organização pretende que “esta iniciativa seja a primeira de muitas nos próximos anos”, trazendo a arte mais tradicional da dança folclórica e dando a conhecer trajes e melodias ancestrais que acompanham a cultura popular e rural dos vários países, assim como os ricos trajes que acompanham a festa.

Croácia: Guardiões da herança do folclore...
Para preservar o folclore e as tradições da sua região, surgiu em Setembro de 2000, o grupo de folclore KUD “Ante Zaninovic”.
A companhia tem um largo número de elementos organizados por diversas faixas etárias, desde os infantis aos seniores.
Preservam o canto secular tradicional e eclesial, bem como os instrumentos tradicionais tais como o mandolim, tambura e lijerice e ainda a confecção de trajes.
Apresentam danças e cantares de quase todo o país e têm mais de 150 conjuntos de trajes de todas as regiões.

Colômbia: Ritmos quentes e diversidade musical!...
O Ballet Folclórico Nacional de Jaime Orozco é o grupo mais antigo da Colômbia, galardoado em inúmeros eventos internacionais em todo o mundo, pela beleza e técnica das suas representações.
Para comemorar os seus 65 anos de existência, o grupo está a realizar a sua quinta digressão europeia, incluindo diversos festivais em Espanha e Portugal!


Nenhum comentário:

Postar um comentário