quarta-feira, 16 de outubro de 2019

AVEIRO | CIBERSEGURANÇA: ANÁLISE DE UM ATAQUE INFORMÁTICO (25 OUTº) PRECEDE CICLO DE FORMAÇÃO A INICIAR EM NOVEMBRO

Dia 25 de outubro, assinalando o Mês Europeu da Cibersegurança 

Captura e venda de dados pessoais, fraudes financeiras, roubo de informação de negócios, chantagem e extorsão. Em boa verdade, nada nem ninguém está seguro. Pelo que a segurança no mundo digital deve ser responsabilidade de todos e de cada um!
A digitalização da vida em sociedade, com a consequente proliferação de dados e o aumento exponencial, em volume e natureza, da informação sensível, que hoje é armazenada, tratada e partilhada, através de um sem número de plataformas tecnológicas cada vez mais complexas, e a crescente valorização que essa informação tem vindo a ter enquanto ativo comercial potenciam não só a frequência como o grau de sofisticação dos ataques cibernéticos, ao ponto de ser vulgar ouvir, da boca de especialistas, que, cada um de nós, cidadãos, empresas e instituições, “ninguém está seguro”.
Ou que, ainda assim, não há mais problemas porque não existem hackers em número suficiente “para ir a todas”.
Porque é esta a realidade, pautada por milhões de ameaças e riscos diários, com a qual as pessoas, as empresas e as instituições convivem diariamente - e que levou, inclusive, as instituições europeias a declarar o presente mês de outubro como o MÊS EUROPEU DA CIBERSEGURANÇA - a UNAVE-Associação para a Formação Profissional e Investigação da Universidade de Aveiro, e a CIIWA-Competitive Intelligence & Information Warfare Association, vão levar a efeito, já no próximo dia 25 de outubrouma sessão de sensibilização para os problemas da segurança no espaço cibernético.
Este evento, aberto ao público em geral, decorrerá na Casa Santa Joana (situada na Avenida Santa Joana, nº 67), em Aveiro, a partir das 16h30, e precede o lançamento de um ciclo de formações em Cibersegurança, que decorrerá, na UNAVE-UA, durante os próximos meses.
Durante cerca de duas horas, vamos visionar três pequenos filmes, que mostram a evolução de um ataque informático a uma instituição financeira, e serão comentados por especialistas da Universidade de Aveiro (Hélder Gomes), CIIWA (João Gaspar), IPP (João Paulo Magalhães), EDP (Ivo Rosa), Altice Labs (Paula Cravo) e Universalis (Fernando Amorim). Seguir-se-á um quiz online, no qual a assistência será desafiada a participar, e, por fim, a extração de conclusões. O moderador: da sessão será Bruno Marques, em representação da CIIWA e da UNAVE-UA.
As entradas são gratuitas, mas, devido a questões de organização e da logística do evento, estão sujeitas a inscrição prévia, que deve ser feita em:  https://www.unave.pt/?formacao=analise-de-um-ataque-no-ciberespaco


CICLO DE FORMAÇÃO ARRANCA EM NOVEMBRO
A sessão de sensibilização e debate de 25 de outubro, antecede um ciclo de três formações em Cibersegurança, particularmente destinadas às empresas, que terá início no mês de novembro e prolongar-se-á até meados de maio do próximo ano.
A primeira formação, pensada para decisores (líderes empresariais, gestores e decisores de primeira linha), tem início previsto para o mês de novembro e consta de quatro módulos (Cibersegurança para decisores; Cibercrime, ciberriscos e as empresas; RGPD para decisores; e Engenharia social: como proteger o fator humano), num total de 14 horas.
A segunda, prevista para avançar em janeiro do próximo ano, é de nível intermédio e destina-se tanto a utilizadores finais como a quadros com responsabilidades de gestão nas empresas. Gestão da Segurança da Informação: fundamentos e implementação, Boas práticas de Cibersegurança na ótica do utilizador, Redes sociais: controlo e auditoria e Análise forense e resposta a incidentes, são algumas das matérias a abordar durante cerca de 40 horas.
Por ultimo, a terceira e última, esta de nível avançado -  e, por isso mesmo, destinada, a quadros e/ou responsáveis técnicos das empresas que desejem aprofundar os seus conhecimentos técnicos – será dedicada à gestão integrada dos múltiplos aspetos da Cibersegurança (Ameaças, riscos e impacto; Conceitos, princípios e arquitetura; Boas práticas e políticas de Cibersegurança; Controlos tecnológicos nas empresas; Awareness e boas práticas para utilizadores; Implementação CISO). Terá início em abril e consta de 30 horas de formação presencial.

José C. Maximino

Nenhum comentário:

Postar um comentário