Em Cantanhede já se pode jogar padel regularmente em dois campos construídos para o efeito. A gestão fica a cargo do Clube Escola de Ténis de Cantanhede, ao abrigo do protocolo relativo à utilização dos equipamentos desportivos que o Município lhe faculta para o desenvolvimento da sua atividade, designadamente o Parque Municipal de Ténis.
Construídos no âmbito de uma empreitada adjudicada pela Câmara Municipal por 164.335 euros, os novos recintos de padel são cobertos com uma estrutura que se estende para um dos courts de ténis e estão equipados de acordo com as exigências técnicas deste desporto, nomeadamente ao nível do piso e das vedações transparentes.
A inauguração foi em 18 de outubro, num evento em que participaram a presidente Câmara Municipal, Helena Teodósio, o presidente do Clube Escola de Ténis de Cantanhede, Amílcar Falcão, o presidente da Assembleia Municipal, João Moura, bem como o vice-presidente da autarquia, Pedro Cardoso, os vereadores Adérito Machado e Célia Simões, e a presidente da União de Freguesias de Cantanhede e Pocariça, Aidil Machado.
Na ocasião, Helena Teodósio referiu que “o investimento do Município nos campos de padel e na cobertura de um dos campos de ténis insere-se no plano de valorização da rede de equipamentos desportivos que a Câmara Municipal continua a promover em função da sustentabilidade dos projetos desportivos a que se destinam. O que se pretende”, adiantou a autarca “é facultar aos munícipes de todas as gerações condições para a prática de desportos, no pressuposto de que se trata de um fator fundamental para promover o bem-estar e a qualidade de vida da população”.
Para a líder do executivo camarário, “motivar as pessoas, fazer com que pratiquem atividade física regular, passa por lhes proporcionar equipamentos adequados para isso, de acordo, obviamente, com critérios de racionalidade e tendo em conta a própria dinâmica das associações. Neste caso, tivemos como referência o indiscutível mérito da atividade do Clube de Escola de Ténis de Cantanhede, nos domínios da formação e desporto de manutenção e também da competição, nomeadamente com a organização do Cantanhede Ladies Open, torneio que faz parte, por direito próprio do calendário dos grandes eventos tenísticos do país”, sublinhou a autarca.
O presidente do Clube Escola de Ténis de Ténis enalteceu “o excelente relacionamento com a Câmara Municipal”, a quem agradeceu “este investimento que permite alargar a atividade do clube para a prática do padel, um desporto que tem vindo a registar em todo o mundo e em Portugal um grande crescimento do número de praticantes, muitos dos quais no setor feminino, mas que simultaneamente proporciona condições para combater a sazonalidade do ténis, pois passa a existir também um court com cobertura”. Segundo Amílcar Falcão, “no inverno é frequente crianças e jovens ingressarem noutras modalidades e que depois já não regressam, mas agora, com a estrutura coberta num dos courts, esse problema vai com certeza deixar de existir”.
Lembrando que o Clube Escola de Ténis completou em 2018 o 20.º aniversário, o presidente da direção afirmou que “o grande objetivo é preparar o clube para os próximos 20 anos, criando condições de competitividade e reforçando a atratividade das suas valências”.