A Unidade de Controlo Costeiro, através do Subdestacamento de Controlo Costeiro de Aveiro, no dia 18 outubro, apreendeu 690 quilos de sardinha fresca, e 40 quilos de Perca do Nilo congelada, na localidade da Gafanha da Nazaré.
No âmbito de uma fiscalização rodoviária destinada ao controlo do cumprimento das normas que regem o transporte e comercialização de pescado fresco, a GNR fiscalizou uma viatura, que transportava o pescado em causa, sem qualquer documento que comprovasse a sua rastreabilidade.
A GNR alerta para a obrigatoriedade de rastreabilidade em todos os lotes dos produtos da pesca e da aquicultura em todas as fases da produção, transformação e distribuição, desde a captura ou recolha até à venda a retalho. Os produtos da pesca e de aquicultura colocados no mercado, ou suscetíveis de o ser, devem estar adequadamente rotulados para assegurar a rastreabilidade de cada lote.
Foi identificada a empresa proprietária do pescado, e elaborado o respetivo auto de notícia por contraordenação por falta de rastreabilidade, cuja coima pode chegar aos 75 000 euros.
O pescado fresco foi entregue à lota de Aveiro e aguarda por inspeção higio-sanitaria, afim de lhe ser atribuído um destino final.
Nenhum comentário:
Postar um comentário