terça-feira, 22 de outubro de 2019

MUNDO | GNR resgata mais 85 migrantes na Grécia

Resultado de imagem para GNR resgata mais 85 migrantes na Grécia
A Unidade de Controlo Costeiro, através de militares destacados na ilha de Samos e na ilha de Chios, no âmbito da missão da Agência Europeia da Guarda de Fronteiras e Costeira (FRONTEX), no dia 20 de outubro, detetou e resgatou 85 migrantes, a nordeste da Ilha de Samos e a sul da ilha de Chios – Grécia.
No decorrer de uma ação de patrulhamento, os militares da GNR detetaram uma embarcação de borracha, a 3 milhas náuticas da costa, com cerca de 6 metros e com excesso de lotação. De imediato, os militares da GNR intercetaram a embarcação, realizando o resgate de 42 pessoas, das quais nove crianças, 15 mulheres, e 18 homens. De salientar que durante o transporte foram distribuídas águas e produtos alimentares, dado que os migrantes apresentavam sinais de hidratação deficitária.
Durante o resgate, os migrantes foram colocados na embarcação portuguesa e transportados em segurança para o Porto de Vathy, sendo entregues às autoridades gregas.
Algumas horas depois desta ação, a sul da ilha de Chios, foi detetada uma outra embarcação, através da equipa TVV (Thermal Vision Vehicle) da GNR, tendo sido resgatados 43 migrantes, dos quais 13 crianças, 13 mulheres, e 18 homens, os quais foram encaminhados em segurança para o Porto de Chios, sendo, posteriormente, entregues às autoridades gregas. Foi ainda prestada assistência médica imediata, a todos os migrantes que apresentavam ferimentos ligeiros.
Só no presente ano de 2019, e até ao momento, a GNR efetuou mais de 1020 patrulhas, o que corresponde a mais de 6250 horas de empenhamento, tendo detetado 255 embarcações e auxiliado aproximadamente 2560 migrantes.
Veja o vídeo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário