Duas medalhas de prata e uma de ouro em Gotemburgo
Na sequência do êxito alcançado recentemente em Gotemburgo, na Suécia, onde participou na grande final dos World Choir Games, o Côro de Câmara da Academia de Música de Castelo de Paiva, foi recebido na tarde de Sábado, nos Paços do Concelho, pelo Executivo Municipal presidido por Gonçalo Rocha, numa cerimonia realizada em jeito de felicitação, que serviu para prestar tributo a esta valência da Academia de Musica, pela conquista de duas medalhas de prata e uma de ouro nas categorias de Musica Sacra e Coros Mistos, onde foi a única representação portuguesa presente, entre várias dezenas de coros de todo o mundo, reunindo representações dos cinco continentes.
O edil paivense Gonçalo Rocha, que esteve acompanhado do Vice-Presidente, António Rodrigues, do Vereador da Cultura, José Manuel Carvalho, e do presidente da Assembleia Municipal, Gouveia Coelho, voltou a congratular-se com este sucesso e com esta participação ao mais alto nível, destacando o excelente trabalho que vem sendo desenvolvido pela Academia de Musica, o seu espírito empreendedor numa envolvência empenhada de directores, professores, alunos e os encarregados de educação, ao mesmo tempo que realçou a importância destas prestações internacionais, num evento desta grandeza mundial, evidenciando o seu contentamento pelo facto dos responsáveis da Academia de Musica terem apostado forte nestas presenças no festival mundial de coros, não deixando de evidenciar, na sua intervenção, a sua imensa satisfação de voltar a ver premiado o esforço empenhado deste jovens, que conseguiram repetir um êxito notável, honrando e dignificando a Academia de Musica e o concelho de Castelo de Paiva, entre os melhores do mundo.
Evidenciando a sua satisfação por esta terceira internacionalização e pelo êxito alcançado pelo Coro de Câmara da Academia de Música de Castelo de Paiva, em terras escandinavas, o presidente Gonçalo Rocha realçou que esta recepção concretizada na Câmara Municipal, deve ser entendida como forma de expressar uma profunda gratidão pelo notável trabalho que vem sendo realizado e pelo brilhante desempenho protagonizado nesta competição mundial, destacando obviamente, a projecção obtida além fronteiras, que é um grande motivo de orgulho para todos.
Recorde-se que, o Côro de Câmara da Academia de Música de Castelo de Paiva participou, de 3 a 7 de Agosto, nos “IV European Choirs Games” que decorreu na cidade de Gotemburgo na Suécia, competindo nas modalidades de Youth Choirs (Champions Competition) e Musica Sacra with Accompaniment (Champions Competition).
O evento, organizado pela INTERKULTUR reuniu coros de todo o mundo em diferentes categorias. O Coro de Câmara da AMCP participou em anteriores edições, nomeadamente em Barcelona (2014) onde obteve o primeiro prémio em “Youth Choirs” e Sochi, Federação da Rússia (2016) tendo conquistado duas medalhas de prata. Na presente edição, o Côro foi galardoado com medalha de prata na modalidade de Youth Choirs e medalha de Ouro em Musica Sacra with Accompaniment. Nesta categoria, o júri do concurso composto por sete personalidades de diferentes países, qualificou o coro para o “Grand Prix of Nations”, o nível superior da competição e nesta categoria extra o côro obteve mais uma medalha de prata, sendo que esta classificação apura o Coro para competir no nível Grand Prix of Nations em todas as competições da INTERKULTUR durante os próximos 5 anos.
O Côro de Câmara da Academia de Musica de Castelo de Paiva, foi criado em Setembro de 2010, como disciplina curricular do Plano de Estudos da Academia e é dirigido pelo Prof. César Freitas.
Carlos Oliveira
Nenhum comentário:
Postar um comentário