sexta-feira, 25 de outubro de 2019

Política | “Os Verdes” divulgam carta aberta à Câmara Municipal de Cantanhede

"O Partido Ecologista Os Verdes tomou conhecimento que a Câmara Municipal de Cantanhede procedeu ao abate de várias árvores de grande porte nas proximidades do campo de futebol, tendo motivado a indignação da população perante este ato irreversível.
Os cidadãos referiram-nos que estas árvores não aparentavam quaisquer problemas fitossanitários ou de segurança para as pessoas ou bens e que o seu corte terá sido por uma opção política da autarquia que estará relacionada com uma intervenção urbanística que pretende concluir uma via paralela à EN 234, atravessando a linha de árvores aí existentes.
De acordo com inúmeros estudos publicados pela comunidade científica, as árvores são fundamentais para a criação de sombra, absorção de poluentes provocados pelo trânsito, repositório de carbono e para a manutenção e melhoria da saúde dos munícipes pelo que deveriam ter sido integradas e preservadas na paisagem urbana ao invés de serem abatidas.
Face ao assunto exposto, o Partido Ecologista Os Verdes pretende obter da Senhora Presidente da Câmara Municipal de Cantanhede os seguintes esclarecimentos:
  1. A autarquia confirma que as árvores junto ao campo de futebol se encontravam em boas condições fitossanitárias?
  2. Quais foram as razões que motivaram a Câmara Municipal de Cantanhede a efetuar o abate dessas árvores?
  3. A autarquia ponderou alguma alternativa ao percurso da via ou ao abate das referidas árvores?
  4. A população foi previamente informada desta intervenção urbanística, bem como do abate das árvores?
  5. A breve prazo estão previstos mais abates de árvores no espaço público?
  6. No seguimento deste ato irreversível, a Câmara Municipal irá proceder à plantação de novas árvores no espaço público de forma a “compensar” as que foram abatidas?
O Coletivo Regional de Coimbra do  PEV - Partido Ecologista Os Verdes"

Nenhum comentário:

Postar um comentário