No dia 23 de outubro, o desporto de alto rendimento, a conjugação entre a escola e o treino desportivo, assim como o desenvolvimento e a promoção desportiva foram alguns dos temas que estiveram em destaque no Centro Náutico (CN) de Montemor-o-Velho.

A iniciativa, realizada no âmbito da visita de Vítor Pataco, presidente do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), contou com a passagem pelas instalações da residência universitária da Federação Portuguesa de Canoagem, no centro da vila de Montemor-o-Velho. No CN de Montemor-o-Velho, decorreu uma reunião de trabalho com Victor Pardal, coordenador nacional das UAARE - Unidade de Apoio ao Alto Rendimento na Escola, assim como uma reunião da Comissão de Gestão Local (CGL) do CN – Centro de Alto Rendimento (CAR) de Montemor-o-Velho que contou também com a presença de representantes das federações de canoagem, remo e triatlo.
No final do encontro, realizado no âmbito do acordo de parceria existente entre o Município de Montemor-o-Velho e as Federações de Canoagem, Natação, Remo e Triatlo, o vice-presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, José Veríssimo, referiu: “Estes momentos garantem que o Centro Náutico de Montemor-o-Velho continua a trabalhar em prol do futuro, todavia, mais uma vez ficou demonstrado que o sucesso da infraestrutura e os resultados dos atletas das diversas modalidades só é possível com um trabalho conjunto de diversas entidades”.
“Temos um dos melhores equipamentos desportivos a nível nacional e internacional. Neste sentido, continuamos disponíveis para continuar a apoiar e destaco que, nos últimos anos, o Município tem feito um forte esforço e investido no Centro Náutico, contribuindo, deste modo, também o desenvolvimento das atividades náuticas”.
O momento foi ainda aproveitado para marcar o arranque de mais um ano letivo da Residência Universitária da Federação Portuguesa de Canoagem (FPC), com a assinatura dos contratos de integração dos canoístas na residência.
No presente ano letivo, o equipamento, que pretende favorecer a prática desportiva de alto rendimento com o percurso académico, acolhe 15 atletas – oito encontram-se a frequentar a Escola Secundária de Montemor-o-Velho e sete encontram-se a frequentar o ensino superior.

“Com os jogos olímpicos de Tóquio no horizonte, é com muito gosto que damos continuidade a este projeto que já mostrou que resulta. A residência contribui para o sucesso da modalidade, mas é sobretudo uma ferramenta de excelência para formarmos atletas de topo e, ao mesmo tempo, com formação académica, preparados para o mercado de trabalho quando a sua carreira desportiva terminar”, explicou Vítor Félix, presidente da FPC.
No decorrer da iniciativa realizada em Montemor-o-Velho e cujo encontro teve o intuito “de encontrar soluções que potenciem conciliação da atividade desportiva e escolar dos atletas”, Vítor Pataco, presidente do IPDJ, dirigindo-se aos canoístas, referiu: “Vocês são uma concentração de talento desportivo que, conjugado com o vosso potencial intelectual, faz com que no final da vossa carreira desportiva possam ser cidadão mais aptos e diferenciados para entrarem no mercado de trabalho”.
De igual modo, José Veríssimo, vice-presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, desejou “os maiores sucessos desportivos e escolares” e, com um cumprimento especial aos canoístas que chegam pela primeira vez ao concelho, referiu: “Estamos disponíveis para continuar a colaborar e esperamos que gostem de Montemor-o-Velho, que aprendam, que trabalhem e que se divirtam”.