sexta-feira, 25 de outubro de 2019

Candidaturas a apoios para transformação e comercialização de produtos agrícolas até 22 de novembro


Qualquer pessoa singular ou coletiva reconhecida com o estatuto de agricultor familiar ou de jovem empresário rural pode candidatar-se aos apoios disponíveis para transformação e comercialização de produtos agrícolas, que decorrem até 22 de novembro. “Os apoios destinam-se a contribuir para o processo de modernização e capacitação das empresas de transformação e comercialização de produtos agrícolas”, revela a Pinhal Maior - Associação de Desenvolvimento do Pinhal Interior Sul que está a gerir este processo. “A tipologia de intervenção a apoiar respeita investimentos cujo total elegível, apurado em sede de análise, seja igual ou superior a 10.000 euros e inferior ou igual a 200.000 euros”, lê-se no aviso. 

No total, estão disponíveis 428 mil euros para projetos nos concelhos de Proença-a-Nova, Mação, Oleiros, Sertã e Vila de Rei, na forma de subsídio não reembolsável até ao limite máximo de 150 mil euros. “Sendo uma verba relativamente pequena para toda a área territorial dos cinco concelhos e seus agentes, desafio a que apresentam projetos no sentido de ser alocada toda a verba existente em prol do desenvolvimento económico das nossas micro e pequenas empresas do sector agroalimentar”, incentiva João Lobo, presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova. 

Na análise das candidaturas, apenas uma por beneficiário, será valorizada a criação líquida de postos de trabalho, a utilização de produtos endógenos agroalimentares (em que se destaca o presunto, os enchidos, o queijo de cabra, o azeite, o vinho e os derivados dos frutos da cereja, limão, medronho, castanha e azeitona), a criação de novos produtos e/ou a implementação de uma nova tecnologia e se o operador está certificado em modo de produção biológico e sob controlo. 

As candidaturas são submetidas através de formulário eletrónico, podendo os interessados pedir apoio ao Gabinete Municipal de Apoio ao Agricultor e Empresário para o preenchimento e formalização das mesmas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário