quarta-feira, 23 de outubro de 2019

Proença-a-Nova | Município parabeniza Secretário de Estado da Conservação da Natureza, das Florestas e do Ordenamento do Território


Em meu nome pessoal e em nome do Município de Proença-a-Nova dou os parabéns a João Paulo Catarino pela sua nomeação como Secretário de Estado da Conservação da Natureza, das Florestas e do Ordenamento do Território no XXII Governo Constitucional, na certeza de que tem pela frente um enorme trabalho numa das áreas que é fundamental para o país e que precisa de uma visão de futuro se quisermos, de uma vez por todas, alterar antigos paradigmas que não servem a ninguém. É minha convicção que a recente experiência quer na Unidade de Missão para a Valorização do Interior, quer como Secretário de Estado da Valorização do Interior, associadas à sua formação e experiência no sector florestal, serão determinantes para a concretização de medidas que se revelam fulcrais para a sobrevivência das várias fileiras associadas a esta área da governação. 

Estando o Município de Proença-a-Nova diretamente envolvido na criação da Rede Europeia de Territórios Resineiros, destaco desde logo a necessidade de haver apoios concretos para a reabilitação desta atividade que, a acontecer, irá ter muitos impactos positivos na gestão florestal, na economia e na visão de futuro que queremos para a floresta portuguesa. Estou a falar de apoios que têm de ser negociados e incluídos na Política Agrícola Comum, para além daqueles que o Governo Português entender por bem englobar para que voltemos a ter as nossas zonas de pinhal novamente resinadas. Para além de se poder extrair um produto natural, com valor acrescentado nos mercados nacional e internacional, voltamos a ter ocupação na floresta durante todo o ano, com a consequente limpeza e vigilância. Em maio deste ano já foi assinado um acordo entre o ICNF e a Resipinus para que os resineiros assumam funções de vigilância. Mas precisamos de mais para que investir na floresta volte a ser atrativo, de forma a evitarmos os grandes incêndios que têm atingido proporções nunca antes vistas e a que é preciso por um fim. O enfoque tem que estar na prevenção e não no combate, como tem sido feito até aqui. 

É minha expetativa que a nova Secretaria de Estado da Conservação da Natureza, das Florestas e do Ordenamento do Território possa aprovar uma proposta de apoio aos proprietários florestais por terem uma floresta cuidada, potenciadora de biodiversidade e de bem-estar. Pelas conversas que temos tido sobre este assunto já de há muito tempo, sei que João Paulo Catarino tem esta sensibilidade, mas agora será necessário traduzir estas ideias em medidas muito concretas. Valorizando monetariamente as externalidades da floresta, muitos proprietários ausentes retornarão e os terrenos até agora sem procura poderão tornar-se atrativos, trazendo gente para estes territórios. No Município estamos também a trabalhar para implementar a Rota das Aromáticas que, uma vez mais, associa recursos da floresta e possibilidade de retorno económico, seja através do turismo, seja através de novos negócios associados à temática das plantas aromáticas e medicinais. 

Quanto ao Ordenamento do Território, destaco ainda a questão do cadastro predial, do BUPi – Balcão Único do Prédio enquanto ferramenta ágil para um cadastro simplificado, ajustado com cadastro geométrico, potenciando o conhecimento do território. Será também uma questão de igualdade que todo o território esteja cadastrado, pois só gere bem quem conhece bem. 

É, por isso, com muita expetativa que irei acompanhar o trabalho do Secretário de Estado da Conservação da Natureza, das Florestas e do Ordenamento do Território, na certeza que as medidas que tomar estarão sempre impregnadas do tão necessário espírito da coesão territorial. 

João Lobo, presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário