A Semana Gastronómica do Porco vai decorrer de 22 a 31 de março em 21 restaurantes do concelho de Reguengos de Monsaraz. Esta iniciativa organizada pelo Município de Reguengos de Monsaraz está integrada no Reguengos à Mesa, que inclui durante o ano mais três semanas gastronómicas.
Hélio Loureiro, chefe de cozinha com mais de 30 anos de carreira, gastrónomo e investigador na arte da cozinha, com uma forte ligação aos vinhos, responsável gastronómico da seleção nacional de futebol durante duas décadas, autor de mais de 20 livros de gastronomia e apresentador de programas de televisão, é o consultor do Reguengos à Mesa. Hélio Loureiro assumiu funções no dia 14 de março na sessão de divulgação do Reguengos à Mesa na Bolsa de Turismo de Lisboa.
Na Semana Gastronómica do Porco cada restaurante terá um prato confecionado com carne de porco para propor aos clientes. Em Reguengos de Monsaraz participam os restaurantes A Grelha (bochechas de porco estufadas), Taberna D’El Rei (rechina), Aqui Jardim (bochechas de porco estufadas com arroz e batata frita), Taberna Al-Andaluz (fritada de porco ibérico), Café Avenida (carne de porco do alguidar com puré de couve-flor e batatas fritas), Moira (pezinhos de porco de coentrada), Convivius (lombinho de porco grelhado com molho de cogumelos frescos), Frade Sushi Bar (hot pig em molho teriyari), Herdade do Esporão (porco alentejano, noz e vegetais da horta), O Gato (lagartinhos de porco na brasa com migas à alentejana), O Pingo (migas alentejanas com carne do alguidar) e Plano B (grelhados de porco preto com migas de espargos).
Na vila de Monsaraz aderiram à semana gastronómica os restaurantes Taverna Os Templários (bochechas de porco com batata assada, abóbora menina e salada), Sabores de Monsaraz (medalhões de porco preto), Casa do Forno (queixadas de porco preto no forno), Xarez (bochechas de porco preto) e Casa Modesta (carne de porco à alentejana). Na Barrada participa o restaurante O Bizaca (ensopado de pés de porco), em S. Pedro do Corval haverá pratos confecionados com carne de porco na Adega do Cachete (cataplana de porco) e A Tarefa (grelhados de porco preto com molho à Tarefa), e no Campinho no Monte de Palaios (rechina).
A segunda semana gastronómica vai ser dedicada ao borrego e realiza-se de 5 a 14 de abril. A semana gastronómica “Sabores do Lago” vai acontecer de 4 a 13 de outubro e visa divulgar os pratos que são confecionados com tudo o que se pode pescar no Grande Lago Alqueva, e a semana gastronómica da caça vai ser organizada de 1 a 9 de novembro.
Site oficial Litoral Centro http://litoralcentro-comunicacaoeimagem.pt/
Nenhum comentário:
Postar um comentário