quarta-feira, 11 de setembro de 2019

Oeste | Município de Torres Vedras associa-se, como sempre, à Semana Europeia da Mobilidade

"Caminha e Pedala em Segurança" é o tema central da edição deste ano da Semana Europeia da Mobilidade, à qual, como sempre tem acontecido, o Município de Torres Vedras se associa.
Este ano o objetivo da iniciativa é o de evidenciar que caminhar e pedalar, em segurança, traz muitos benefícios quer sejam à Saúde quer ao Ambiente. Modos de transporte ativos, como andar a pé e a utilização da bicicleta, são, recorde-se, livres de emissões e contribuem fortemente para manter os corações e corpos saudáveis.
slogan da edição deste ano da Semana Europeia da Mobilidade é, assim, "Caminha connosco".
O programa da iniciativa no concelho de Torres Vedras, para o público não escolar, é o seguinte:

16 a 30/9 | 13.º concurso “Pensar a Minha Rua”

Todos os anos na Semana Europeia da Mobilidade o Município de Torres Vedras dinamiza o concurso “Pensar a Minha Rua”, para que os cidadãos e os habitantes do respetivo concelho possam apresentar soluções para a melhoria da sua rua (como por exemplo: pedonalização, eliminação de barreiras arquitetónicas, etc). Trata-se da execução de pequenas obras/soluções que podem melhorar consideravelmente a vida dos residentes numa determinada rua do concelho de Torres Vedras.
Inscrições: mobilidade@cm-tvedras.pt; ou diretamente no Balcão de Relações Públicas do Edifício da Câmara Municipal de Torres Vedras referindo como assunto "13.º Concurso Pensar a minha Rua".
O regulamento do concurso pode ser consultado no site da Câmara Municipal de Torres Vedras.

19/9 | 14h | Workshop Vantagens da Mobilidade Elétrica | Edifício do CAERO (Centro de Apoio ao Empresário da Região Oeste)
Destinatários: Empresários, comerciantes e representantes de serviços 
A mobilidade elétrica é uma solução sustentável do ponto de vista ambiental que utiliza energias renováveis, contribui para a redução de Gases de Efeito de Estufa e para o cumprimento dos diferentes compromissos globais da União Europeia.
O Município de Torres Vedras no âmbito da sua estratégia municipal para a mobilidade elétrica que vem implementando desde 2011, pretende esclarecer sobre esta temática e integrar na rede de mobilidade elétrica a comunidade, empresas, serviços e particulares.
Neste sentido, irá realizar um workshop sobre a mobilidade elétrica direcionado ao esclarecimento do público-alvo sobre as vantagens da mobilidade elétrica: como acelerar o processo de adoção do veículo elétrico e respetivos modelos de negócio disponíveis no mercado, as suas funcionalidades técnicas e como as operacionalizar.
Este workshop tem como objetivos dotar empresas, serviços e particulares de informação sobre: o que é a mobilidade elétrica, que vantagens diretas e indiretas de adesão à mesma e como operacionalizar os vários modelos de negócio ao seu alcance neste âmbito.

Programa 

14h00 | Receção aos participantes
14h30 | Sessão de abertura
Carlos Bernardes, Presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras

Mobilidade Elétrica: Politicas e estratégia nacional para a mobilidade elétrica
- José Mendes, Secretário de Estado Adjunto e da Mobilidade 
- Luís Barroso, Presidente/CEO MobiE 

15h30 - 17h00 | Equipamentos
Moderador da mesa: Hugo Lucas, Câmara Municipal de Torres Vedras

Comércio e Serviços: soluções de carregamento para estações de serviço, hipermercados e centros comerciais, condomínios, empresas e parques de estacionamento
- Filipe Ricardo Ferreira Oliveira Lopes, Business Development Director Americas & Iberia, da EFACEC 
- António Ferreira, Co-founder & CEO da SMOTION, Sistemas de Mobilidade Inteligente 
- Luis Rodrigues, MAGNUN CAP, Eletrical Power Solutions 

Operadores, processos de licenciamento de carregadores, Tarifários e Consumo
- Mariana Bleck, Área de Desenvolvimento de Novos Negócios Mobilidade da EDP Comercial
- Rui Manuel Vieira, da GALP Energia 
- Carlos Ferraz, Responsável de Negócio da Mobilidade Elétrica da PRIO Energia 

Debate
17h00-18h00 | Soluções de Negócio
Moderador: Henrique Sanchez, Presidente do Conselho Diretivo da UVE

Soluções integradas de renting e frotas e Mercado dos elétricos  
- Luis Gomes, Diretor Comercial da ZEEV 
- João Gomes, Diretor Geral da Mobiletric 
- Pedro Nunes, CEO da Kilometer Low Cost 

Debate

18h00 | Sessão de Encerramento
Hugo Lucas, Vereador da Mobilidade da Câmara Municipal de Torres Vedras


18h15 | Torres Vedras de Honra 


*a confirmar



20/9 | 9h-19h | Comemoração do Dia Europeu sem Carros | Torres Vedras

Para comemorar o Dia Europeu sem Carros estará encerrada ao trânsito a Rua António Batalha Reis (em frente ao Museu Municipal Leonel Trindade e ao Convento da Graça), ficando o atravessamento entre a Rua Batalha Reis e a Rua Santos Bernardes interdito, permitindo-se a circulação automóvel apenas a veículos de emergência e de polícia, transportes públicos (autocarros e táxis) e transportes de medicamentos, bem como para acesso a garagem dos residentes. 

De referir também que no âmbito da Semana Europeia da Mobilidade serão efetuadas medições de ruído – realização de dois períodos de registo no mesmo arruamento, nesta semana, e de outro registo na corrente, com todos os fluxos a decorrerem. Será ainda efetuada a contagem de veículos, em simultâneo com as medições de ruído. No dia 20 será também realizada uma contagem de peões que usufruem da Praça 25 de Abril.

22/9 | 15h-20h | Ao Domingo a Várzea é nossa | Rua António Leal d’ Ascenção

No dia 22 de setembro, no âmbito da iniciativa Ao Domingo a Várzea é nossa, a Rua António Leal D'Ascensão estará encerrada ao trânsito.

Com esta iniciativa pretende-se que os fluxos da vivência entre a respetiva área habitacional e o Parque Verde da Várzea se possa realizar sem interceções com os veículos automóveis, e se possam realizar naquela rua atividades lúdicas e pedagógicas no âmbito da Mobilidade e do tema da Semana Europeia da Mobilidade - “Caminha e Pedala em Segurança”.

Tiago Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário