quarta-feira, 11 de setembro de 2019

FabLab de Porto de Mós inaugurado


Aberta ao público recentemente, o FabLab de Porto de Mós viu hoje as suas instalações inauguradas, numa cerimónia presidida pelo Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Prof. Dr. João Alberto Teixeira.

A cerimónia teve início pelas 10h30, junto às instalações do FabLab, no Espaço Jovem de Porto de Mós e contou com a presença dos alunos do Agrupamento de Escolas de Porto de Mós e do Instituto Educativo do Juncal e, ainda, com a turma da Universidade Sénior de Porto de Mós, para dar as boas vindas à comitiva da qual faziam parte o secretário de estado João Alberto Teixeira, o Presidente da Câmara Municipal de Porto de Mós, Jorge Vala, o Vice-presidente, Eduardo Amaral, a Vereadora Telma Cruz, o Vereador Marco Lopes, a Presidente da Assembleia Municipal de Porto de Mós, Clarisse Louro e várias entidades ligadas ao ensino e empreendedorismo.

A visita ao espaço foi acompanhada pelo Vereador Marco Lopes, responsável pelo projeto, e pelo técnico responsável pelo laboratório de fabricação.

Foi possível conhecer as potencialidades do espaço, as máquinas e ferramenta disponíveis para a execução de projetos e, também, alguns trabalhos já executados no laboratório.

No momento da sua intervenção, Jorge Vala agradeceu a presença do secretário de estado e assinalou a importância do FabLab como parte integrante de um projeto maior, que tem como objetivo proporcionar mais e melhores condições de aprendizagem aos alunos do concelho de Porto de Mós, preparando-os para o futuro de forma efetiva.

Ao encontro desta ideia foi o discurso do secretário de estado que enumerou vários exemplos práticos de como o conhecimento transformou vários setores de atividade que têm hoje um peso significativo na economia do país.

No final a comitiva seguiu para a Escola Secundária de Porto de Mós para a visita à Sala do Futuro, um espaço aberto a todos os alunos do concelho para o desenvolvimento de aprendizagens através de meios tecnológicos e computacionais.

O FabLab de Porto de Mós é um laboratório de prototipagem e fabricação digital de iniciativa municipal, com acesso a equipamento de prototipagem rápida e/ou digital a todos os interessados: estudantes, investigadores, empreendedores, inventores ou cidadãos comuns.

É um espaço de criação e experimentação de baixo custo onde não há limites para a criatividade, acessível à comunidade em geral, onde se promove a colaboração a cooperação e a partilha de conhecimentos. O FabLab permitirá contextualizar, desenhar, desenvolver, fabricar e testar soluções inovadoras de maneira fácil rápida e acessível.

Para usufruir deste espaço saiba mais aqui.

Patrícia Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário