quarta-feira, 11 de setembro de 2019

Oeste | Revolution Hope Imagination vai passar pelo concelho de Torres Vedras




O concelho de Torres Vedras vai ser um dos locais do país que acolherá a iniciativa Revolution Hope Imagination (RHI).

Este projeto, que se constitui como um diálogo artístico mundial, visitará Portugal entre 14 e 21 de setembro, dinamizando atividades também em Lisboa, Caldas da Rainha, Óbidos, Guimarães, Leiria, Alcobaça, Évora, Vidigueira, Loulé e Funchal. No concelho de Torres Vedras passará pela Cidade no dia 15 de setembro e por Santa Cruz no dia seguinte.

De realçar que curadores e programadores do RHI são nomes reconhecidos das artes em Portugal como José Luís Peixoto, Afonso Cruz, John Gonçalves, Ivo Canelas, Marta de Menezes, Paula Abreu, Pedro Varela e Nuno Bernardo, entre outros. 

O projeto vai continuar ativo em Portugal depois da sua passagem pelo país por meio de uma plataforma online que vai garantir a sustentabilidade dos objetivos da iniciativa, criando também redes nacionais e, ao mesmo tempo, abrindo portas para a internacionalização dos artistas portugueses. Isto porque os espetáculos do RHI que terão lugar em solo luso passarão a fazer parte de uma plataforma em que qualquer produtor de qualquer parte do mundo passa a ter acesso podendo, assim, conhecer o trabalho dos artistas nacionais. 

O público pode tornar-se membro do RHI através da inscrição na respetiva plataforma e ficar com um membership anual que oferece descontos nos eventos do projeto durante 12 meses.

Para o público em geral será proporcionado, no âmbito da passagem deste projeto pelo concelho de Torres Vedras, o espetáculo Portraits, que terá lugar no próximo dia 15 de setembro, a partir das 16h30, em três locais distintos da zona histórica da Cidade (Praça Dr. Alberto Manuel Avelino, Praça do Município e Chafariz dos Canos).

As performances a apresentar no âmbito deste espetáculo integram-se no “novo projeto de longo prazo de Ricardo Ambrozio que consiste na produção de 40 peças nos próximos 5 anos até o seu 40.º aniversário. Em 2019 as primeiras oito manifestações artísticas do projeto estão sendo criadas. Estas obras pertencem ao conceito “Modul'arts” - as peças são moldadas individualmente, sendo baseadas pelos diferentes encontros e ferramentas, tais como media, outras formas de artes e música. Estes permitem combinar e misturar diferentes peças e moldar cada noite e / ou evento para cada local, espaço e público. Em algumas cidades e locais, uma peça será criada em conjunto com o público local e o ambiente que os envolve no dia-a-dia”.

Portrait 7: Just I
Criado a partir de extratos do tríptico Mind´s Mausoleum, transformou-se numa peça por si própria, um mergulho no desafiante processo de autodescoberta onde todas as respostas e perguntas pertencem a ela própria, interpretado por Yeli Beurskens.
Local: Praça Dr. Alberto Manuel Avelino

Portrait 2: Devour
Devour é um trabalho colaborativo entre a Untamed Productions (Bélgica) e a KNOT Kollektiv (Holanda) examinando luxúria humana para a destruição. O dueto Ali Clarke e Ricardo Ambrozio examina o conceito de “Thanatos”, ou a pulsão de morte, um termo usado para descrever o posto de Eros, o nosso instinto natural para viver. Será a destruição parte da natureza humana? É um tanto um instinto como a sobrevivência? Ou criámos esta tendência através da nossa evolução social? “Deve ser bom sentir-se tão seguro que tens de inventar novas maneiras de te colocar em perigo” - Rudy Fransisco.
Local: Praça do Município

Portrait 1: king of nothing
Um solo coreografado e interpretado por Ricardo Ambrózio, o responsável pelo projeto. As cinzas e ressurreição do homem pelas mudanças no tempo, na sociedade e na descoberta de si próprio até o ponto de desaparecer. Um ensaio sobre a solidão numa multidão e o impulso criativo gerado pelo vazio.
Local: Chafariz dos Canos

FICHA TÉCNICA E ARTÍSTICA
Conceção, criação, interpretação| Ricardo Ambrózio, Yeli Beurskens, Ali Clarke
Desenho de Luz| Arjan Hendrickx
Coprodução | Ilú Dança Teatro
Agradecimento especial | Associação Ilú, Ackerstadtpalast Berlin
Produção | Untamed

Tiago Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário