As praias fluviais de Fróia, Malhadal e Aldeia Ruiva foram distinguidas com Qualidade de Ouro em 2020, galardão que reconhece a qualidade da água e que este ano foi atribuído a 381 praias a nível nacional, mais 6 do que em 2019. “Congratulamo-nos com este reconhecimento da Quercus que traduz a qualidade da água das nossas praias, que são dos nossos principais produtos turísticos na época de verão, ainda que não o único, e que merecem uma aposta continuada da nossa parte. Prova disso é que, ainda que seja praia com Qualidade de Ouro, a Aldeia Ruiva não estará disponível nesta época balnear devido às obras de valorização que já nos encontramos a realizar”, considera João Lobo, presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova.
No comunicado, e face ao atual contexto, a Quercus apela ao cumprimento das regras sanitárias nas praias, delineadas pela Direção Geral de Saúde, pedindo “aos portugueses que façam um atempado planeamento das suas deslocações às praias, no sentido de evitar acumulações no areal e nos acessos às zonas balneares, consultando para o efeito a aplicação móvel InfoPraia da Agência Portuguesa do Ambiente”.
O Município encontra-se a preparar todas as praias e zonas balneares – a que se junta Alvito da Beira e Cerejeira – para acolher os veraneantes, mantendo o distanciamento recomendado e outras diretrizes, de modo a potenciar a procura de turistas nesta época do ano, divulgando em breve todas as medidas a seguir.
Para receber a distinção Qualidade de Ouro, a água balnear tem que ter registado qualidade excelente nas últimas cinco épocas, de 2015 a 2019, todas as análises realizadas na última época balnear (2019) deverão ter apresentado resultados melhores que os valores definidos para o percentil 95 do anexo I da Diretiva relativa às águas balneares e na última época balnear não poderá ter ocorrido qualquer tipo de ocorrência, proibição da prática balnear ou interdição temporária da praia. Fróia é Praia Qualidade de Ouro desde 2013.
Nenhum comentário:
Postar um comentário