terça-feira, 28 de julho de 2020

Bernard-Henri Lévy atacado por anti-semitas na Líbia

Fotografia retirada da conta de Twitter de Bernard-Henri Lévy

O escritor, ensaísta e filósofo francês Bernard-Henri Lévy, que há duas semanas apresentou em Portugal o seu mais recente livro, Este Vírus Que Nos Enlouquece, foi alvo de um ataque anti-semita na Líbia. Segundo noticia o Expresso, o intelectual foi alvo de insultos anti-semitas e ouviu disparos quando saía, acompanhado pela sua comitiva, da cidade de Tarhuna, a 50 quilómetros de Trípoli. 

A Guerra e Paz Editores manifesta todo o apoio ao seu autor, que se deslocou àquela cidade líbia na qualidade de jornalista, para investigar e denunciar os massacres ali ocorridos.

No passado dia 25 de Julho, Lévy fez uma publicação no Twitter, na qual lamentou veementemente a «matança» perpetrada pelas tropas do marechal Khalifa Hafter, que vitimou 47 civis, entre os quais crianças, deixados em valas comuns. No texto pode ler-se: «O meu sofrimento. A minha raiva. Solidariedade com #Tarhuna.»

O seu mais recente livro, Este Vírus Que Nos Enlouquece, publicado em Portugal pela Guerra e Paz Editores, apela à reflexão e ao sentido crítico dos leitores, pondo em causa toda a estratégia de contenção da pandemia por covid-19 imposta pelos governantes, a partir do modelo ditatorial chinês.

A obra, que teve uma fulgurante recepção em Portugal, tanto por parte do público como da crítica, figura há já três semanas consecutivas no top de vendas da Fnac, ocupando o terceiro lugar nos Livros de Não-Ficção. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário