terça-feira, 28 de julho de 2020

Fátima Campos Ferreira reage ao fim de 'Prós e Contras'

Jornalista e apresentadora da RTP partilhou um texto emotivo nas redes sociais.
Fátima Campos Ferreira reage ao fim de 'Prós e Contras'

Recentemente, a RTP anunciou o fim do programa 'Prós e Contras', notícia que levou Fátima Campos Ferreira a manifestar-se no Facebook, onde partilhou um texto emotivo.

"Memória. Um teatro cheio, um palco luminoso, um fato preto e uma camisa branca. Espreito pela frincha das cortinas de pano preto... vejo filas de rostos, sentados... um grupo de convidados escolhido a dedo, frente a frente. Engolem em seco, humedecem a garganta, relançam os olhos em papéis de apoio, e aguardam expectantes. Volto a preparar-me mentalmente para os minutos que aí vêm. Vou estar ali no meio, seguir o fio condutor de matérias que de tanto estudar já quase sei de cor. Mas a ansiedade vai crescendo. Não fora o avultado número de horas de directo na viagem profissional, e até o arranque seria impossível. Entra o genérico, o último gole de água, e aí vou", começou por escrever, falando sobre todos estes anos em que esteve à frente do formato. 

"Já não sei quem sou, mas sei ao que venho. Modero uma orquestra de ideias de diferentes tons e pareceres. Um a um vão entrando de forma articulada dando sentido ao tema. Lanço ângulos de debate, esbracejo, caminho, aponto, peço opinião, e até desculpa quando tiro a palavra e mudo de assunto. Há nas frases ditas um crescendo de emoções, e um exercício de retórica que já é imparável, mas vou controlando sempre a pensar no espectador à procura de esclarecimento. Cada um toma posição em função dos seus valores e convicções, e assim deve ser. Respeito, provoco, sou advogada do diabo, humorizo e conto minutos e segundos num contra relógio, para tornar possível o maior número de argumentos. Foi assim no primeiro dia, 14 outubro de 2002, e repetiu-se em todos os outros, ano após ano, ao longo de dezoito anos", destacou. 

Na mesma publicação, a jornalista e apresentadora aproveitou para agradecer a todos os que a acompanharam no programa. "É uma honra e um privilégio servir o meu país no serviço público de televisão. Obrigada aos que nos seguiram, aos que criticaram, aos que o inventaram, aos que connosco construíram o 'Prós&Contras'. Ás diferentes equipas que me acompanharam na aventura semanal de saltar barreiras, de conseguir o impensável, de sofrer, insistir, persistir, sonhar, gritar e pensar... porque sim! Por aqui passou o país. O bom e o mau. O possível e o impossível, a política e a cultura, a economia e a justiça, os valores e até o Amor", disse. 

Mas não ficou por aqui e acrescentou: "Que vida tão preenchida... foi sala de presidentes e de povo anónimo, de artistas e profissionais de variados talentos. Tantos que me vou esquecendo para relativizar a saudade. Afinal tudo vale o que vale! Esta que escreve sou eu, aquela que quando passa já se habituou a ouvir... 'lá vai a do Prós&Contras'. E os que o fizemos, somos todos, os Portugueses que durante anos, no dia seguinte perguntámos ao do lado... viste ontem aquele que falou no 'Prós&Contras'? Ehhh pá foi demais... A jornalista segue dentro de instantes com novos episódios da Vida deste País". 

De acordo com o comunicado da estação, "o 'Prós& Contras' vai despedir-se no dia 28 de setembro com um debate especial na Casa do Artista onde começou há 18 anos" e Fátima Campos Ferreira vai iniciar um novo projeto na RTP1. "A partir de outubro, será responsável por um programa regular de entrevistas a grandes personalidades portuguesas. Entrevistas de vida, testemunhos de referência em horário nobre".

Nenhum comentário:

Postar um comentário